Logo Prefeitura de Salvador

Evento resgata autoestima de mulheres negras na Federação

Uma reunião de expressões artísticas, reflexões e valorização da beleza da mulher negra. A quinta edição do projeto “Nossas Pretas têm Dendê”, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Federação, órgão administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), reuniu grande público no sábado (23), na própria instituição, e teve como ponto alto o concurso “Miss Black Federação 2022”. 

No concurso, que valorizou a beleza, a simpatia e o empoderamento feminino, a eleita foi a adolescente Ellen Paixão dos Santos, de 15 anos. “Eu estava muito ansiosa. Me inscrevi pela primeira vez e estou muito orgulhosa do resultado. Eu amo a minha cor, sempre quis representar isso na moda e agora quero seguir a carreira como modelo”, declarou, bastante emocionada. 

De acordo com o titular da Sempre, Daniel Ribeiro, a iniciativa faz parte das ações da pasta para o combate ao racismo e promoção do exercício da cidadania, com foco no resgate da autoestima. “As mulheres negras são a maioria das assistidas em nossos equipamentos socioassistenciais. Assim, contribuímos para o empoderamento delas, passo importante na superação das vulnerabilidades. Isso reforça o papel da Secretaria no apoio ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, em parceria com a sociedade civil, fazendo a diferença todos os dias ao desempenhar o nosso papel”, pontuou.  

“Esse é um momento de beleza, de união da comunidade. É isso que a gente vem fortalecendo em nossos trabalhos. E os Cras, além de estarem trabalhando com as famílias no atendimento sociofamiliar, também fazem atividades comunitárias. Neste sábado, conseguiu mobilizar essa plateia lindíssima. Isso demonstra o empoderamento da comunidade”, ressaltou a diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho. 

Também presente no evento, o ator Luis Salém ficou encantado com a iniciativa. “Estou morando em Salvador há alguns anos, conheço o bairro da Federação, mas nunca tinha participado de uma atividade junto com a comunidade. Ver todos aqui, prestigiando a própria comunidade que ajudou a preparar tudo isso, é muito bom”. 

O evento também teve apresentação musical da banda Verbo Ativo e uma roda de conversa em alusão ao Julho das Pretas, data comemorada em 25 de julho, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, tema que norteou toda a construção da atividade.

Skip to content