Eventos movimentam primeiro fim de semana da Primavera em Salvador

O primeiro fim de semana da estação mais florida do ano será recebida com diversos eventos na capital baiana. Além do lançamento do Movimento Salvador Vai de Bike, no Centro da cidade, e do Festival da Primavera, no Rio Vermelho, o público poderá conferir diversas atrações na cidade, com organização ou apoio da Prefeitura do Salvador.

Neste sábado (21), é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Paz – Peace One Day – evento que faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).  A celebração oficial acontecerá na cidade de Haia, na Holanda, com a presença do baiano, cantor e compositor Carlinhos Brown representando o Brasil.

No Brasil, o encontro se dará em Salvador, com a participação de Virgínia Garcez, presidente da Universidade Internacional da Paz (Unipaz-Bahia); Joselito Crispim, fundador da ONG Bagunçaço; João Paulo Gomes, diretor do Filhos de Gandhy; e o subsecretário municipal da Reparação, Claudio Abdala. A mesa-redonda pode ser acompanhada através do Youtube, com transmissão 24h pelo link www.youtube.com/watch?v=JLgr8mA9OkY .

A sustentabilidade também está na programação com o Clean Up Day, campanha mundial de limpeza de rios e praias que acontece também no sábado (21), a partir das 9h, nas praias da Penha, Buracão, Ondina; às 14h, em Piatã; e durante todo o dia, na Barra. Ao todo, cerca de 135 voluntários, dentre eles 40 mergulhadores, atuarão tanto na limpeza como na conscientização e educação ambiental, orientando quanto ao descarte dos resíduos e seus impactos. A ação é desenvolvida em parceria pela Projeto Fundo Limpo, Projeto Conexão Ecológica, Grupo Mar Azul, Greenpeace, ISBA/Revita e Secretaria da Cidade Sustentável (Secis).

No domingo (22), é a vez da música de Vander Lee tomar conta do anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, dentro do projeto Música no Parque. Organizado pela Caderno 2 produções com apoio da Secis, o show gratuito começa às 11h e, na ocasião, o público poderá conferir sucessos do cantor como Esperando Aviões, Iluminado, Contra o Tempo e Onde Deus possa me ouvir.

Ruas de Lazer – O projeto Ruas de Lazer vai movimentar quatro bairros neste final de semana. Dominó, dama, miniparque, futebol, totó, campeonato de botão, pintura no rosto e pula-pula são algumas das atividades que serão realizadas pelo projeto, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Diretoria Geral de Esportes.

No sábado (21), das 8h às 12h, as atividades serão realizadas na Rua Nova, no bairro da Engomadeira. Já no domingo (22), das 8h às 12h, o projeto acontece no final de linha do Rio Sena, no subúrbio ferroviário. O Ruas de Lazer também é realizado todos os domingos, pela manhã, no Farol da Barra e Dique do Tororó, em parceria com o shoppings Barra e Piedade, respectivamente. Além das brincadeiras e esportes, a programação nos locais conta com aulas de ginástica, Tai Chi Chuan e Yoga. Na Barra terá também Teatro de Fantoches.

A Smed apoia no domingo o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre no Dique, às 7h; o Circuito Sesi 10K, que acontece na Barra, às 7h e a Caminhada Coração Azul – Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, também na Barra, às 9h30.