Ex-deputado Luiz Carreira assume comando da Casa Civil

Após pouco mais de um ano à frente da Casa Civil do município, Albérico Mascarenhas passa o cargo para o ex-deputado Luiz Carreira nesta quarta-feira (12), em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza, às 15h. Mascarenhas deixa a pasta para se dedicar a projetos pessoais, tendo contribuído com a administração na coordenação de projetos estratégicos envolvendo todas as secretarias, a exemplo do planejamento e estabelecimento de metas para toda a Prefeitura e do projeto de requalificação da Orla.

“Aceitei o convite para participar da equipe do prefeito ACM Neto como desafio de cidadão, disposto a colaborar com o início da construção de uma nova gestão para a cidade do Salvador, num momento em que a capital vivia uma de suas piores crises. Sabia que dificilmente poderia ficar até o final da gestão por conta de demandas pessoais, mas estabeleci também um compromisso de permanecer até que tivesse pelo menos colaborado com a primeira etapa deste projeto de ‘arrumação da casa'”, disse Albérico Mascarenhas.

“Felizmente, graças à formação de uma equipe competente e a confiança do prefeito ao nos delegar este desafio, estas primeiras realizações se deram da maneira mais rápida possível. Por isso, deixo o cargo com o sentimento de missão cumprida, especialmente na construção de um planejamento estratégico inédito, realista e desafiador, que permite a continuidade da modernização da máquina pública municipal em todos os aspectos, com reflexos positivos na requalificação da cidade e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos soteropolitanos”, acrescentou.

Currículo – Luiz Antonio Vasconcellos Carreira, 66 anos, é natural de Salvador, Bahia. Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973. Fez pós-graduação em Administração Pública (Instituto Internacional de Administração Pública, Paris), Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Econômico e Social, Universidade de Paris I, Sorbonne), além do mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço (Instituto de Geografia, Universidade de Paris I, Sorbonne).

Durante a sua vida profissional, ocupou inúmeros cargos importantes na administração pública estadual, entre os quais o de secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia (1994-2002). Com referência de bom gestor, Luiz Carreira coordenou nessa pasta inúmeros projetos importantes para o estado nas áreas de planejamento, ciência e tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento rural e urbano. Nesse período, foi responsável pela captação de expressivos recursos junto às agências financeiras nacionais e internacionais.

Em Salvador, coordenou diversas ações do estado na cidade, a exemplo da reforma e ampliação do aeroporto, do projeto de Novos Alagados, da implantação do Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia, da revitalização dos parques Costa Azul, Jardim dos Namorados e Dique do Tororó. Em 2003, foi eleito deputado federal pelo PFL (hoje Democratas), sendo reeleito para o período parlamentar 2007-2010.

Em Brasília, tornou-se uma referência técnica no partido, tendo, inclusive, ocupado a diretoria da Fundação Liberdade e Cidadania e presidido a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal. Nos últimos três anos, Luiz Carreira esteve na iniciativa privada, onde ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A., empresa do setor portuário.