Exemplo de rapidez e eficiência, “Ligeirinho” é destaque no Dia do Servidor

Graças à rapidez e eficiência com que desempenha suas atribuições, o auxiliar administrativo da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Antônio José dos Santos, ganhou o apelido de Ligeirinho. Funcionário da administração municipal há mais 32 anos, ele é o primeiro a chegar ao órgão, nunca teve uma falta e é um exemplo do comprometimento e bom astral no ambiente de trabalho. Seu lema é o conhecido ditado popular “nunca deixe para fazer amanhã o que você pode fazer hoje”.

Nascido e criado no bairro da Caixa D’Água, o servidor modelo é casado, tem 55 anos e é pai de quatro filhos, um deles de cinco anos. Ele ingressou na Prefeitura como prestador de serviço em 1981, na gestão do então prefeito Manoel Castro, fazendo medição para o serviço de numeração das ruas de Salvador. Sua disposição para o trabalho fez com que, finda a tarefa, ele continuasse na administração municipal e, em poucos anos, estava à disposição do gabinete do prefeito, sendo responsável pela entrega do Diário Oficial.

Apesar de se sentir uma pessoa realizada na vida pessoal, ele diz que grande parte de sua vida é dedicada ao trabalho na Prefeitura. “A família é muito importante, mas como posso cuidar dela se não trabalhar? É a partir do trabalho que conquistamos todas as outras coisas na vida, não é mesmo?”, analisa Ligeirinho.

Desempenho elogiado

Seu horário é 8h, mas chega sempre às 6h30 porque diz que gosta de adiantar o serviço. Segundo o depoimento de todos os colegas, o que mais impressiona é a rapidez com que conclui as tarefas, fazendo jus ao seu apelido. “Quando está na rua, buscando ou entregando algum documento ou correspondência e acontece algum problema, ele dá um jeito e resolve. Às vezes usa seu telefone pessoal”, contam Ana Paula Mello e Rafaela Assunção, assessoras técnicas da Semge e que trabalham diretamente com o servidor há cinco anos.

Elas revelam que admira, especialmente, o comprometimento do servidor. “Nunca vimos ele faltar, está sempre com bom humor e disposto para o trabalho. É um exemplo para todos nós”, afirmam. Ligeirinho procura passar sua experiência para os mais jovens. “Quando vejo uma pessoa jovem sem disposição para trabalhar, converso com ela e tento mostrar que a vida não fácil, exige nosso esforço. Faço isso com colegas, filhos e amigos”.

Depois de tantos anos no serviço público, Ligeirinho avalia que, no geral, tudo tem melhorado, tanto na parte técnica como nas relações entre os funcionários. “Hoje, tudo está modernizado, informatizado. Outra coisa que mudou é o tratamento das pessoas. Agora, as pessoas são mais próximas, não tem mais aquela formalidade de antigamente”.

Para o Dia do Servidor, ele espera aproveitar um momento de lazer com a família e com os amigos. Fã de uma boa seresta costuma acompanhar os amigos músicos em eventos, muitas vezes atuando como “roadie” do grupo. Para alegria ficar completa, só espera que seu time de coração, o Bahia, se mantenha na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro.