Exposição Áfricas movimenta a Casa do Benin em novembro

Durante este mês de novembro, a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a exposição coletiva “Áfricas”, composta por obras dos artistas Jones Santos e Lucas Batatinha. O coquetel de abertura da exposição será realizado às 18h desta terça-feira (5) e a mostra gratuita vai estar em cartaz até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h.

A exposição é um registro das artes plásticas e visuais dentro da indústria do carnaval, inspiradas em designers de estamparia. Nela, percebe-se uma representação da linguagem latino-americana, que reúne influências europeias, indígenas e africanas, com destaque para a cultura do Benin. A exposição reafirma a identidade afro-brasileira, utilizando-se da diversidade de cores e elementos da arte geométrica, com simbologia que traduz interpretações da África na diáspora.

Artistas

Jones Santos – Soteropolitano, é bacharel em Artes Plásticas, licenciado em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira. Como artista plástico, utiliza a técnica acrílica sobre tela, atuando também na área de designer e estamparia.

Já compôs a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão Organizadora do 1º e 2º Congresso Mundial da Tradição dos Orixás e Cultura (Brasil e Nova York). Trabalhou com educação social inclusiva e arte-educação em instituições, como a Fundação Cidade Mãe (FCM), a Agência de Desenvolvimento Social (ADS), entre outros. Em 2010, assumiu a Presidência da Associação Afro-brasileira de Artistas Plásticos – Onipé Eró.

Lucas Batatinha – Nascido no Centro Histórico de Salvador, é designer gráfico e artista plástico, com passagem pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Já trabalhou com decoração carnavalesca e é autor de fantasias para blocos expressivos do carnaval, como o Olodum, Filhos de Gandhi, Banda Didá, entre outros. Além disso, foi designer de joias e atuou como arte-finalista em agência de propagada durante oito anos. Participou de exposições coletivas locais e fez uma exposição individual na cidade de Munchen, Alemanha.