Exposição destaca combate ao racismo e empoderamento feminino em Salvador

Nesta semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), uma exposição reforça as discussões sobre o enfrentamento ao racismo e o empoderamento feminino, através de dez depoimentos de mulheres negras. Intitulada “Existências – Sejamos voz, escuta e coragem”, a mostra pode ser conferida até o próximo dia 24 no Salvador Norte Shopping, e até o dia 30, no Salvador Shopping, ambos no piso L2, no horário de funcionamento dos centros comerciais.

Composta por fotografias e vídeos, a mostra apresenta narrativas destas mulheres sobre suas identidades, o enfrentamento ao racismo e a construção do empoderamento enquanto mulher negra. Dentre as participantes estão Oilda Rejane, coordenadora de Ações Transversais da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), e Carmen Flores, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Um dos construtores do projeto, o presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT+, Walter Pinto, explicou que foram convidadas mulheres negras de diversas idades, origens, formações, atuações profissionais e sociais, para compartilharem um pouco das suas vivências e experiências desde sua infância. “Tivemos mulheres idosas, jovens, do axé, trans, profissionais com diversas formações, uma diversidade de narrativas”, comentou com entusiasmo sobre a construção desse projeto.

A direção de arte é assinada por Rodrigo Bertoldo e a direção geral é da assistente social Suzana Coelho, que escolheram o Baobá, árvore de origem africana, para representar a força e ancestralidade, o princípio de tudo para a cultura afro-diaspórica, como símbolo do projeto.