Logo Prefeitura de Salvador

Exposição em homenagem aos garis segue nos shoppings de Salvador até 31 

Fotos: Jefferson Peixoto./Secom 

Em comemoração ao Dia do Gari (16 de maio), acontece a exposição “Humanos”, no Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping da Bahia e Shopping Piedade. Promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a mostra poderá ser visitada até a próxima quarta-feira (31). 

São painéis que retratam a história dos garis Delsyjane do Nascimento, André Ferreira, Soraia Nascimento, Jambiraína Luz e Alex Silva. Cada um desses profissionais atua em diferentes serviços de limpeza urbana da capital baiana. Através de elementos gráficos, memórias fotográficas e frases reflexivas, a exposição busca destacar aspectos das personalidades desses garis, convidando os espectadores a conhecerem a essência de cada um deles.  

Histórias inspiradoras – Os painéis, expostos nos shoppings, trazem histórias inspiradoras e emocionantes, revelando a importância desses profissionais na manutenção da limpeza e da qualidade de vida na cidade. Através de imagens e palavras, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as trajetórias de vida e os desafios enfrentados por esses trabalhadores, que desempenham um papel fundamental no cuidado e na conservação do espaço urbano.  

Um dos homenageados, o gari Alex Silva, de 37 anos, ao lado da sua imagem no espaço concedido pelo Shopping Piedade, destacou a importância da exposição. “Quando eu me vejo assim, permitindo que pessoas se espelhem em meu trabalho, pela forma que desempenho o meu trabalho, alegre, feliz e dançando, é muito importante para mim, me sinto muito feliz”, disse, ao se apresentar pelo apelido de Quebradeira.  

Profissão importante – O gerente de marketing do Shopping Piedade, Paulo Vieira, classificou a homenagem como oportuna. “Para o shopping, é uma grande alegria firmar essa parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Limpurb, e abrir o espaço do shopping para receber essa justa homenagem aos garis e tocar num assunto que é muito delicado e importante, que é a humanidade”.  

“É a pessoa tratar o ser humano igual a você, com um sorriso, com um bom dia, e não tratar como um invisível, como às vezes vemos algumas pessoas fazendo. Passar e cumprimentar é uma coisa que, internamente, nós aqui do shopping tentamos praticar entre todos os setores, a gente busca ter uma relação interpessoal. Todos somos seres humanos iguais, como o nome da própria exposição diz”, continuou o gerente.  

Presente na exposição do Piedade, a estudante Sheila Reis, 16 anos, evidenciou o mérito da profissão dos garis. “Se não fossem os garis, as ruas só andariam sujas e o meio ambiente seria menos cuidado. Eu acho também que o ser humano tem que ter a consciência que devemos deixar as ruas limpas e perseverar no cuidado com elas”, afirmou. 

Skip to content