Exposição marca Dia Nacional da Visibilidade Trans

O Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, vinculado à Secretaria da Reparação (Semur), iniciou nesta sexta-feira (28) a exposição “Pessoas Trans Inspiradoras: trajetórias sociais e vida profissional trans na cidade de Salvador”. O evento marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado neste sábado (29), e visa fortalecer os direitos humanos e o respeito à identidade de gênero e orientação sexual das pessoas trans, além de sensibilizar a sociedade para uma maior inserção nos contextos sociais, de trabalho e formação acadêmica deste público.

A exposição fotográfica pode ser visitada na sede do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, que está localizado no bairro do Rio Vermelho. A mostra gratuita reúne 20 fotos de personalidades trans de Salvador, como Leo Kret do Brasil, Alana Carvalho, Tuka Perez, Vivi Cerqueira e segue até o dia 28 de fevereiro.

“Cada pessoa dessa que está fazendo parte da mostra fotográfica representa uma personalidade trans do cenário soteropolitano, sejam ela ativistas ou que já atuam na causa, mas que servem de inspiração para outras pessoas trans. A ideia é justamente trazer essa representatividade na semana que marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans”, disse a psicóloga do Centro, Sarah Amorim.

Um dos personagens da exposição, o recepcionista do equipamento, Kleydson Marley, de 36 anos, destacou a representatividade da mostra. “Essa exposição é uma forma de dar mais visibilidade às pessoas trans que, infelizmente, ainda seguem invisíveis. Acima de tudo, eu peço mais empatia, para que as pessoas, antes de julgar, se coloquem no lugar das outras”.

Programação — Como parte da programação ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, no dia 3 de fevereiro, às 14h, haverá uma roda de conversa on-line onde pessoas trans falarão sobre suas motivações e as diversas inspirações sobre as próprias experiências no mercado de trabalho na cidade de Salvador.