Logo Prefeitura de Salvador

Fábrica da Desal produziu mais de 43 mil peças em 2021

Responsável pela fabricação e restauração dos mais diversos mobiliários instalados nos espaços públicos, a fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) produziu mais de 43 mil peças, em 2021. No mesmo período, o órgão realizou a manutenção preventiva e restauração de cerca de mil praças públicas, dos mais diversos bairros da cidade. 

É na Desal que todas as estruturas do mobiliário urbano ganham forma, inseridas nas praças e ruas da cidade. Na fábrica são produzidos pré-moldados, brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, dentre outras estruturas que dão beleza e conforto aos espaços públicos e fazem parte do dia a dia de mobilidade, lazer e entretenimento da população.

A autarquia, inclusive, trouxe novos atrativos para as praças, a exemplo dos Dog Parks, espaços específicos para diversão dos cães; Casa de Tarzan, Espaço Infantil e parede de escalada para crianças; e bancos modulares antivandalismo. Além disso, o órgão vem desenvolvendo o serviço de reforma de escadarias e passeios, em conjunto com a Secretaria de Manutenção (Seman).

O gerente de Obras da Desal, Antônio Matheus, avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe. “É muito satisfatório ver uma praça ou academia pública ocupada por uma criança, aproveitando o seu momento de lazer, ou por um idoso, com um sorriso no rosto, realizando uma atividade física”, pontuou.   

Vandalismo – No ano passado, as ações de vandalismo, nos equipamentos públicos da cidade, geraram um prejuízo de mais de R$400 mil aos cofres públicos. Diariamente são recebidas mais de 20 queixas, sobre destruição ao patrimônio público, sendo que a Desal realiza 30 restaurações por mês.

O presidente Virgílio Daltro ressalta que a companhia tem desenvolvido um trabalho árduo na manutenção e recuperação desses equipamentos. “É preciso reforçar que a população precisa ajudar a manter os equipamentos. Quando um é vandalizado quem sai perdendo é a sociedade”, pontuou. 

Estrutura – A estrutura da fábrica possui mais de 20 mil m² e é composta por setor de serralheria, fibra, metalurgia, carpintaria, almoxarifado, setor administrativo e de argamassa e concreto. A Desal está localizada no quilômetro 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco de Pirajá e possui atualmente 256 colaboradores, sendo 216 na produção e obra e 40, no setor administrativo.   

 

Skip to content