Faixa reversível melhora tráfego da orla no sentido Centro

O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, avaliou positivamente o primeiro dia da faixa reversível na Avenida Otávio Mangabeira, na orla. Segundo ele, a medida adotada cumpriu o objetivo principal de melhorar o fluxo de veículos desta via, no sentido Centro da cidade, no início da manhã, período de grande movimentação na região.

Aleluia, no entanto, considerou a necessidade de alguns ajustes na operação. “Houve certa retenção na pista, no sentido Itapuã, no trecho compreendido entre o Aeroclube e as quadras de tênis da orla, a partir de determinado horário, quando aumenta o fluxo também nesta direção. Estamos estudando os ajustes necessários”.

Como tudo que é novidade, o secretário compreende a reação de estranhamento de algumas pessoas com a faixa reversível. “Em outras cidades onde a mesma medida foi adotada, também houve a necessidade de um tempo para a assimilação da mudança”.

Para o secretário, o êxito da iniciativa depende também da colaboração de todos. Ele apontou o exemplo negativo de um batedor da Polícia do Exército, que, em certo momento, causou transtorno no sentido Centro, na altura da saída da Avenida Pinto de Aguiar.

“Sem motivo, esse militar bloqueou por cerca de 15 minutos a faixa reversível, precisando que agentes da Transalvador se deslocassem até ele para fazê-lo liberar o trânsito. Isso não pode acontecer. Já encaminhamos um ofício ao Comando Militar denunciando o caso”,  afirmou Aleluia.

A falta de informação de alguns motoristas motivou queixas infundadas quanto à ausência de retornos no trecho de 4,5 quilômetros que compreende a faixa reversível da Avenida Otávio Maganbeira, que vai da saída da Avenida Orlando Gomes até a antiga sede de praia do Bahia.

O secretário de Urbanismo e Transporte informa que há retornos para os dois sentidos. “Para quem vem no sentido Pituba, há um retorno na saída da Avenida Pinto de Aguiar. Já para quem segue no sentido Itapuã, existem dois: um na Praia do Corsário e outro na saída da Avenida Pinto de Aguiar”.

Aleluia explica que a preferência do uso de uma das faixas da Avenida Otávio Mangabeira em direção a Itapuã no sentido Centro da cidade é para veículos com mais de um passageiro. “A ideia é que essa via que funciona temporariamente nos dias úteis pela manhã para melhorar o fluxo de veículos na região seja também solidária, sendo um estímulo à carona”.