Fala Salvador atendeu mais de 200 mil solicitações em dois meses e meio

A Ouvidoria Geral do Município (OGM), através do programa Fala Salvador, recebeu 230 mil comunicações desde dezembro de 2021 até a primeira quinzena de fevereiro. Do total de atendimentos realizados, 56,58% foram referentes à solicitação de serviços; 41% para pedidos de informação/orientação; e os demais 2,42% distribuídos entre elogios, reclamações, serviços emergenciais, sugestões e denúncias.

Os serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos (13,41%), fiscalização de poluição sonora (7%), Cartão SUS (5,56%) e Bolsa Família (5,48%).

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop), Emprego e Renda (Semdec) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que, juntas, reuniram 69% das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 95,68% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Espera reduzida – No intuito de agilizar as respostas aos cidadãos, desde o ano passado, a OGM convocou todas as áreas da gestão municipal para o mutirão Zero Queixas. O principal objetivo é saldar os protocolos com prazos vencidos que constam no sistema.

“Estamos perto de responder 100% das demandas dos cidadãos, mesmo as pendências não executáveis pela Prefeitura, a exemplo de pedidos para tapar vazamentos de responsabilidade de outros poderes. E com o novo call center, vamos começar a atender por WhatsApp e redes sociais, o que melhora ainda mais nosso desempenho”, disse o ouvidor-geral de Salvador, Jean Sacramento.

Ele destacou que o tempo médio de espera do cidadão que liga para o Fala Salvador 156 caiu de duas horas para seis minutos por atendimento. E que o percentual de ligações não atendidas também foi reduzido, neste caso de 60% para 20%.