Fanfarras municipais participam de cerimônia do Fogo Simbólico em Pirajá

Trezentos e trinta alunos de seis fanfarras da rede municipal de ensino de Salvador participam, nesta terça-feira (1º), da programação de chegada da pira do Fogo Simbólico em Pirajá.

As fanfarras são das Escolas Municipais Helena Magalhães (São Caetano); Cidade de Itabuna (Rio Sena); da Palestina (Palestina); da Fazenda Coutos (Fazenda Coutos); Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Alexandrina Santos Pita (Pirajá). Conduzido por soldados do Exército e atletas baianos, o Fogo Simbólico está previsto para chegar às 16h, no Panteão localizado no Largo de Pirajá.

Monumento – O Panteão de Pirajá foi construído em 1914, em estilo neoclássico em homenagem ao general Pedro Labatut, um dos herois da Independência do Brasil na Bahia. Em estilo neoclássico, o monumento está ao lado da Igreja de São Bartolomeu, erguida no século XVI, e abriga os restos mortais de Labatut, além da Bandeira dos Veteranos da Independência utilizada na Batalha de Pirajá, a principal das lutas pela independência brasileira em solo baiano.