Feira social do Mané Dendê movimenta Subúrbio de Salvador

Uma feira social levará diversos serviços municipais a famílias beneficiárias do projeto Novo Mané Dendê, no Subúrbio de Salvador. A iniciativa ocorrerá no sábado (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, em Rio Sena, reunindo ações de empreendedorismo, saúde, assistências social e jurídica, educação e cultura, entre outras atividades de apoio à cidadania.

O evento visa potencializar as políticas públicas na poligonal do rio Mané Dendê, que passa por um amplo programa de infraestrutura e saneamento, promovendo melhoria da qualidade de vida da população local, a partir da assistência às pessoas que vivem nas áreas alcançadas pelas obras. Durante a ação, uma equipe multidisciplinar da Prefeitura fará a triagem e acompanhamento das necessidades das famílias, que serão atendidas durante a mobilização, a fim de monitorar indicadores socioeconômicos.

Participam da feira todas as secretarias e órgãos que integram o grupo de articulação do Mané Dendê, incluindo as secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); Saúde (SMS); Educação (Smed); Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec); Reparação (Semur); Ordem Pública (Semop); Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Manutenção (Seman); além de Casa Civil, fundações Mário Leal Ferreira (FMLF) e Gregório de Mattos (FGM).

Saúde – Os serviços de saúde ofertados durante a feira social envolvem atendimento médico clínico em consultório móvel, vacinação contra a influenza e sarampo, aferição de pressão arterial e glicemia, ações de saúde bucal, vacinação de cães e gatos, orientações de planejamento familiar e distribuição de preservativos.

Área social e educação – Na área social, serão feitas inclusão e atualização cadastral no CadÚnico, busca ativa de famílias, orientações e encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além de roda de conversa sobre política de prevenção à uso de drogas. Uma equipe da Secretaria da Educação também estará no local, para fazer cadastramento de crianças para vagas no Ensino Infantil na rede pública.

Emprego e renda – A feira contará com serviços de intermediação de vagas de emprego, promovendo oficinas do Simm Prepara, com os temas “Como preparar seu Currículo” e “Como se comportar em uma entrevista de emprego”.

Na ocasião, o público terá acesso ao SAC do Empreendedor, assistência a pequenos negócios com apoio do Sebrae, além de informações sobre o programa CredSalvador e cuidados importantes no processo de aquisição de empréstimos, no pequeno negócio.

Quem tiver interesse poderá se cadastrar para um banco de dados do programa Treinar para Empregar, ou assistir a palestras abordando temas como novas profissões de tecnologia e empreendimento no mundo digital. Assuntos relacionados à economia criativa de Salvador integram ainda a lista de atividades.

Reparação – A equipe da Secretaria de Reparação prestará orientações e eventuais registros de ocorrências de discriminação racial, LGBTfobia e intolerância religiosa. A Semur vai oferecer também o cadastramento nos programas Afrobiz e AfroEstima, que são plataformas de estímulo ao afroempreendedorismo.

Cultura – A escola será palco de iniciativas artísticas e culturais, com apresentações de grupos, coletivos e artistas locais, além da mostra dos resultados de oficinas e intercâmbio com artistas de outras regiões da cidade, assim como projetos do Boca de Brasa e outras iniciativas da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Assistência jurídica – O público terá acesso a serviços da Defensoria Pública da Bahia, orientações sobre o programa Casa Legal e o Escritório Público.

Diversão – A garotada também poderá se divertir com as brincadeiras que serão promovidas pelo projeto Ruas de Lazer.

Mané Dendê – O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros, Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.