Feira Social do Mané Dendê terá ações de saúde no sábado (13)

Diversas ações na área de saúde serão oferecidas gratuitamente à população na Feira Social do Mané Dendê, a ser realizada no próximo sábado (12), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, em Rio Sena. Na ocasião, os cidadãos terão acesso a atendimento médico – serão disponibilizadas 50 senhas -, orientação sobre planejamento familiar e pré-natal e aferição de pressão arterial e glicemia.

Serão promovidos, ainda, serviços de odontologia, distribuição de preservativos, imunização contra Covid-19 e gripe (Influenza), com oferta de 200 doses para cada imunizante, e vacinação de cães e gatos. Para os atendimentos, os interessados devem apresentar documento de identificação, Cartão SUS e carteira de vacinação.

Demais atividades – Além dos serviços em saúde, a Feira Social do Mané Dendê também terá iniciativas nas áreas social e de educação, como inclusão e atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) e cadastramento de crianças para vagas no Ensino Infantil da rede pública. Haverá oficinas do Simm Prepara, acesso a informações sobre o CredSalvador e cadastro para banco de dados do programa Treinar para Empregar, Afrobiz e Afroestima.

Os participantes também poderão ter acesso a orientações e fazer eventuais registros de discriminação racional, LGBTfobia e intolerância religiosa, assim como a serviços da da Defensoria Pública da Bahia, e a orientações sobre o programa Casa Legal e o Escritório Público. Durante a ação, uma equipe multidisciplinar da Prefeitura também fará a triagem e acompanhamento das necessidades das famílias, que serão atendidas durante a mobilização, a fim de monitorar indicadores socioeconômicos.

A diversão está garantida com apresentações de grupos, coletivos e artistas locais, através do projeto Boca de Brasa e demais iniciativas da Fundação Gregório de Mattos (FGM).  A garotada poderá aproveitar as brincadeiras que serão promovidas pelo projeto Ruas de Lazer.

Projeto – O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, desenvolvido pela Prefeitura. Engloba uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa de referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros – Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.