Logo Prefeitura de Salvador

Feiras e mercados municipais têm limpeza intensificada durante pandemia

Para barrar o avanço e a contaminação da Covid-19, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), intensificou as ações de desinfecção nas feiras e mercados municipais da cidade. Desde o início da pandemia, há quase um ano, já foram realizadas 1.079 ações de higienização nesses equipamentos. Deste total, 534 foram nas feiras e 545 nos mercados municipais. 

“O serviço de desinfecção nesses locais ocorre de forma contínua desde o início da pandemia. No entanto, em decorrência do cenário atual, intensificamos nossa atuação, realizando a pulverização com uma solução de água e hipoclorito de sódio, a fim de combater a propagação do vírus”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.  

Demais locais – Desde março do ano passado, mais de 30 mil ações de desinfecção foram realizadas pela Limpurb em diversos pontos da capital baiana. A estratégia envolveu a higienização dos terminais de ônibus e unidades de saúde, locais de grande circulação e bairros com medidas restritivas de proteção à vida. Foram utilizados mais de 28 milhões de litros de água e hipoclorito de sódio para realizar a higienização e desinfecção desses ambientes. 

Limpeza diária – Para a coleta diária dos resíduos domiciliares, a Limpurb conta com 144 compactadores e 784 agentes. Além disso, dispõe de 21 minicompactadores, com capacidade de coletar 6 m³, e 24 triciclos, com capacidade de 2 m³. 

Os equipamentos de menor porte realizam a coleta de lixo nas ruas estreitas, morros, becos e vielas. A utilização desses veículos, que chegam mais próximos das residências, tem facilitado a prestação do serviço de limpeza urbana em todos os cantos da cidade, já que os caminhões tradicionais não conseguem acessar esses locais. 

Somada à retirada do lixo caseiro, o órgão também executa ações de roçagem e capinação de áreas verdes, margens de córregos, canais e encostas. Além disso, é feita a remoção total ou parcial de ervas daninhas e vegetações indesejáveis, resultando em um aspecto regular e uniforme. É realizada, ainda, a raspagem de terra acumulada nas vias, retirada de faixa e limpeza de postes, pintura de meio-fio, coleta de animais mortos em vias e logradouros públicos.

Skip to content