Feriadão da República conta com serviços essenciais municipais

Para o fim de semana prolongado, devido ao feriado da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), a Prefeitura do Salvador disponibiliza esquema especial de plantão para dar mais conforto à população. Saúde, ordenamento do trânsito e transporte, combate à poluição sonora e defesa civil são alguns dos serviços especiais que podem ser acessados pelos cidadãos.

Defesa civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está em esquema de plantão 24 horas para atender a casos de emergência que tragam risco ao cidadão, a exemplo de ameaças de desabamento e deslizamento de terra. O órgão pode ser acionado através do número 199, ligação gratuita.

Poluição sonora – A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) prosseguirá com as operações de combate à poluição sonora na cidade, em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar. Para denúncias, o cidadão deve ligar a qualquer hora do dia para o Disque Poluição Sonora, no número (71) 2201-6660.

Trânsito e transporte – A Transalvador vai operar com 100 agentes de trânsito, de sexta-feira a domingo (15 a 17). Os profissionais serão responsáveis por ordenar o tráfego, realizar as blitze de alcoolemia e monitorar a circulação de veículos nos principais pontos da cidade. A central 118 estará funcionando normalmente nesse período. O serviço de registro de acidente vai operar no sábado, das 7 às 19h, assim como o setor de liberação de veículos, com horário de atendimento entre 8h30 e 16h.

Na área de transporte, a Transalvador vai contar com 90 agentes e sete viaturas. O efetivo estará distribuído em áreas estratégicas como a orla e as estações da Lapa, Pirajá, Mussurunga e Iguatemi, além dos terminais da Ribeira e Barroquinha.

Salvamento marítimo – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai disponibilizar 40 postos e efetivo de 150 salva-vidas, distribuídos no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Aleluia, além das ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades (Paramana). O atendimento será feito das 8h30 às 17h30 e qualquer caso de pré-afogamento ou desaparecimento no mar pode ser comunicado através do telefone (71) 3363-5333.

Saúde – Quem necessitar de atendimento médico pode procurar um dos nove centros de saúde 24 horas espalhados por Salvador, além do Pronto Atendimento Psiquiátrico, na Avenida Centenário (ao lado do 5º Centro de Saúde) e as duas unidades de Atendimento Odontológico, localizadas na Liberdade e no Dique do Tororó. Nos casos de emergência, o  Samu pode ser acionado através do número gratuito 192.

Os postos de plantão são o 16° Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, na Rua Marquês de Maricá, s/n, Pau Miúdo; 5° Centro de Saúde Professor Clementino Fraga, na Avenida Centenário, s/n, Centenário; Centro de Saúde Edson Teixeira Barbosa, na Avenida Hilda, n° 2, Pernambués; 12° Centro de Saúde Dr. Alfredo Bureau, na Rua Jaime Saponick, s/n, Boca do Rio; Centro de Saúde de São Marcos, na Rua do Campo, s/n, São Marcos; Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, na Rua Pernambuco, s/n, Tancredo Neves; Centro de Saúde Dr. Antonio Jesuíno, na Rua da Cacimba, s/n. Itapuã; Centro de Saúde Adroaldo Albergaria, na Rua das Pedrinhas, s/n, Periperi; e Centro de Saúde César Vaz de Carvalho, na Rua Regina Andréa, s/n, Valéria.