Festa da Conceição terá 70 barracas e 93 ambulantes

O formato das festas da Conceição de Praia, Santa Bárbara e Santa Luzia foi discutido na manhã desta segunda-feira em uma reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). Um dos resultados do encontro foi a definição do número de barraqueiros que vão atuar na Festa de Conceição da Praia, firmado em 70. A festa terá também 93 ambulantes autorizados pela Prefeitura. Já na festa de Santa Bárbara haverá 60 barracas e na de Santa Luzia, 27.

O encontro contou com a participação dos representantes dos barraqueiros e teve ainda como foco a revitalização as festas populares de Salvador, através do resgate de sua importância histórica e cultural, além do alinhamento de propostas entre a Prefeitura e profissionais que tradicionalmente atuam nesses eventos.

Participaram da reunião os secretários municipais de Ordem Pública, Rosemma Maluf, e de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a presidente da Associação dos Barraqueiros de Festas Populares, Railda Carvalho, e a presidente Sindicato dos Barraqueiros de Festas Populares, Maria Licia da Silva. De acordo com a Rosemma, encontro semelhante ocorreu na última sexta-feira na sede da Semop, tendo sempre como meta a requalificação das festas há alguns anos enfrentam um processo de decadência.

“Havia justamente o problema de falta de integração entre a Prefeitura, que fica responsável pela estrutura da festa, e os barraqueiros. Agora, estamos trabalhando todos juntos para fazer uma festa comum que atenda tanto os interesses dos representantes da categoria como da administração municipal”, afirma a titular da Semop.

Segundo a presidente da Associação dos Barraqueiros de Festas Populares, houve um grande entendimento entre a Prefeitura e a categoria. “Fomos muito bem atendidos e mostramos nossos problemas para eles. A preocupação é que muita gente ficasse sem trabalhar na festa, mas tudo isso já está resolvido. Nossa meta agora é trabalhar juntos para realizar uma festa ainda mais bonita, como todo o apoio que estamos recebendo dos secretários Rosemma e Bellintani”, afirma Railda Carvalho.