Festa da Ribeira também terá esquema especial de limpeza

A Festa da Ribeira, também conhecida como Segunda-Feira Gorda, contará com esquema especial de limpeza a partir das 2h da próxima segunda-feira (20). A Limpurb escalou 79 agentes de limpeza, varrição, lavagem e coleta, além de 11 veículos de apoio dentre compactadores, lavagem, “pipa” e apoio.

O trabalho será realizado nos largos do Papagaio e da Madragoa; ruas Domingos Rabelo, Visconde de Caravelas, Lélis Piedade, Marquês de Santo Amaro, da Penha, Júlio David, Engenheiro Pimenta da Cunha, Padre Francisco Pinto, Álvaro Covas e todas as transversais. A ação também englobará a avenida Porto dos Tainheiros e as praças General Osório, General Justo e Padre Francisco Dória.

Os sanitários químicos serão instalados na Praça da Penha, Largo da Ribeira e Avenida Beira Mar (passeio ao lado Clube do Bogari). São 30 equipamentos no total, nove deles masculinos e 21 femininos.

Origem – De acordo com alguns historiadores, a Segunda-Feira Gorda da Ribeira surge como uma extensão da Festa do Senhor do Bonfim. Romeiros que participavam do evento na Colina Sagrada, no final dos festejos, perambulavam pelos bairros vizinhos e estendiam o fim da festa profana até a segunda-feira. Na madrugada do domingo, os barraqueiros costumavam migrar com suas barracas para a Ribeira, atraindo uma grande quantidade de pessoas. A festa tem como destaque gastronômico o famoso cozido, muito procurado pelo público na Enseada dos Tainheiros.