Logo Prefeitura de Salvador

Festa de Rio Vermelho seguirá novo padrão de ordenamento

Uma das festas mais populares de Salvador, a festa do Rio Vermelho vai seguir um novo formato de ordenamento com a padronização dos equipamentos e identificação dos ambulantes. A celebração em homenagem à Iemanjá vai contar com um esquema especial da Prefeitura, com a participação de vários órgãos que vão atuar no ordenamento de ambulantes, iluminação, limpeza, controle do tráfego, suporte de segurança, acompanhamento da poluição sonora e atendimento de emergência na saúde. Todo efetivo dos agentes municipais estará em campo para abrilhantar ainda mais a celebração à Rainha do Mar no dia 2 de fevereiro.

 

 

 

Ordenamento – A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) vai atuar com um efetivo de 600 agentes de fiscalização para manter o ordenamento de ambulantes. Foram licenciados 140 vendedores fixos e 240 volantes, todos com isopor e camiseta padronizados. A festa vai ter um novo formato no que diz respeito ao ordenamento deste tipo de comércio, seguindo o que já aconteceu na festa do Réveillon e que vai ser praticado no Carnaval, com a venda apenas de produtos dos patrocinadores.

 

 

 

Para a secretária municipal da Ordem Pública, Rosemma Maluf, o novo modelo agradou à população e favorece à segurança pública, porque os ambulantes têm os locais previamente definidos e há a padronização, o que favorece a identificação dos não cadastrados. “Vamos adotar este enquadramento nas festas adotando o modelo das zonas de exclusão”, esclarece a secretária. Rosemma Maluf alerta ainda para a proibição de venda de bebidas em garrafa de vidro e comercialização de churrasquinho em espetinho.

 

 

 

No dia 2 de fevereiro todos os caminhos levam os devotos ou não à Praia da Paciência e suas adjacências. Para que todos tenham mais segurança à noite, a Semop reforçou a iluminação pública já existente, com a colocação de gambiarras em ruas de acesso. Foram utilizados 2.600 metros deste tipo de equipamento, mais três projetores de 1.000 wats de potência nos acessos pela Avenida Juracy Magalhães e dois de 40 wats  próximos à praia, na área do Mercado Municipal do Rio Vermelho. 

 

 

 

Limpurb – A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) inicia os trabalhos às 3h do dia 3 de fevereiro e as áreas de abrangência são: Rua da Paciência, Rua Guedes Cabral, Borges Reis, Largo de Santana, Rua Dr. Odilon Santos, Rua Monte Santo, Rua Antonio Muniz, Rua Osvaldo Cruz, Rua do Meio, Largo da Mariquita, Avenida Juracy Magalhães Junior até o retorno.

 

 

 

Também serão contempladas as ruas Juazeiro, Potiguares, Praça Brigadeiro Farias Rocha, João Gomes, Conselheiro Pedro Farias, Ilhéus e Vieira Lopes. A equipe de limpeza da Limpurb contará com 263 profissionais (coordenadores, chefe de operações, motoristas de apoio, motoristas de operações, encarregados, agentes de limpeza, coleta e lavagem). Serão utilizados 8 compactadores, 9 caminhões,  9 carros-pipa. 2 carros de apoio. 

 

 

 

A Limpurb disponibilizou 225 sanitários químicos, sendo 77 masculinos, 144 femininos e 4 infantis, que serão instalados na Av. Presidente Vargas (quadra de esportes), Largo de Santana (ao lado da Capela de Santana), Rua Guedes Cabral (ao lado do Teatro), Rua Borges G. dos Reis (esquina da Rua Almerinda Dutra). Outros locais da festa serão beneficiados, como a  Rua Vieira Lopes (esquina com a  Rua  Conselheiro. Pedro Luiz) e Rua Potiguares (esquina com Avenida Juracy Magalhães Junior).

 

 

 

A população encontrará outros banheiros no Mercado Municipal (estacionamento), Largo da Mariquita (Rua do Meio), Rua Pedro Luiz (passeio do restaurante Fogo de Chão), Rua Dr. Francisco da C. Menezes (esquina em frente ao estacionamento do Banco do Brasil) e Praça Brigadeiro Farias Rocha. Serão ainda instalados 24 sanitários convencionais distribuídos na Rua da Paciência, Avenida Presidente Vargas (quadra de esportes), Largo de Santana (ao lado da Capela de Santana), Rua Guedes Cabral (lado do antigo teatro), Mercado Municipal (estacionamento) e Praça Brigadeiro Farias Rocha (Rua Fonte do Boi).

 

 

 

Saúde – Para a assistência médica durante a Festa do Rio Vermelho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um posto de atendimento no Largo da Mariquita, com uma estrutura de 10 leitos. Um deles é emergencial e vai funcionar a partir das 8h, com apoio de uma ambulância para transporte que estará equipada como uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e ficará posicionada estrategicamente para facilitar o deslocamento de vítimas. A população também será assistida com o apoio de uma motolância, que vai estar próxima ao posto de saúde, e da ambulancha, que vai ficar próximo ao local onde são distribuídas as oferendas. 

 

 

 

A equipe da SMS é formada por três médicos; dois enfermeiros; três técnicos em enfermagem; um higienizador; um condutor; dois motociclistas; um atendente e um coordenador administrativo. Todo o planejamento da Prefeitura do Salvador para a Festa de Iemanjá teve como base resultados do ano anterior, cuja demanda chegou a 83 vítimas, distribuídas entre atendimentos clínicos, cirúrgicos e traumáticos, sendo que, em 4% deles houve necessidade de remoção para a rede hospitalar.

 

 

 

Transalvador – A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) informa que, devido à realização da Festa do Rio Vermelho – evento pertencente ao Calendário Oficial do Município –, o tráfego de veículos no bairro será alterado com o objetivo de ordenar, disciplinar e otimizar o trânsito de veículos e a circulação de pedestres. A partir das 22h de sábado, dia 1º, não será possível passar de carro pela Rua da Paciência. Das 4h de domingo às 6h de segunda, estão proibidos o tráfego e o estacionamento de veículos nas seguintes vias: Rua da Paciência; Travessa Prudente de Moraes; Largo de Santana; Rua Guedes Cabral; Rua Borges dos Reis; Rua Almerinda Dutra; Rua João Gomes; Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita.

 

 

 

O tráfego de veículos será desviado nos seguintes locais: Avenida Oceânica (à altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos); Avenida Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso); Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Avenida Juracy Magalhães Júnior) e Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Avenida Vasco da Gama). A Rua Marquês de Monte Santo (no trecho compreendido entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos) e a Rua Odilon Santos (no trecho compreendido entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho) terão sentido duplo de tráfego. 

 

 

 

As barreiras fixas serão instaladas, a partir das 4h, do dia 2, nas seguintes vias: Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Canavieiras; Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes; Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso; Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes; Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita; Rua Oswaldo Cruz / Também na Av. Juracy Magalhães Júnior; Rua Vieira Lopes / Rua João Gomes; Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus; Av. Juracy Magalhães Júnior / Rua Vieira Lopes; Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal; Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes; Praça Brigadeiro Faria Rocha / Rua Marquês de Monte Santo; e Rua Odilon Santos / Tv. Basílio de Magalhães.

 

 

 

Além disso, está proibida a circulação de trios elétricos e carros de som no sítio da festa. A Transalvador assegura o acesso aos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas, mediante comprovação de endereço, através de documento do veículo e/ou contas de telefone, água, energia elétrica, etc. Já os veículos destinados aos serviços públicos (operação de trânsito e transporte; bombeiros; ambulâncias e viaturas das polícias), além de prioridade gozarão de livre trânsito e estacionamento, quando devidamente identificados e em serviço. Os veículos não relacionados só terão acesso ao sítio das festividades mediante autorização fornecida pelo órgão competente, desde que as condições de segurança das vias permitam. O tráfego voltará ao normal tão logo a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) conclua os serviços de limpeza no local.

 

 

 

Sucom e Guarda – A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso  do Solo do Município (Sucom) também vai estar presente nos festejos do dia 2 de fevereiro com 20 agentes para coibir o excessos da poluição sonora e a publicidade irregular. Já a Guarda Municipal vai dar apoio à Secretaria de Ordem Pública na fiscalização do comércio informal e à Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) na interdição e liberação do tráfego, infraestrutura e reforço na segurança, com 250 agentes.

Skip to content