Festa marca entrega de praças requalificadas na Cidade Baixa

Criado: 18 Agosto 2022

Ao som de tambores e percussão, a Cidade Baixa celebrou a inauguração de dois novos equipamentos de convivência e lazer: as praças Hélio Machado, nos Mares, e André Rebouças, em Roma. Os espaços, que vão proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos, foram entregues à população na noite desta quinta-feira (18) pelo prefeito Bruno Reis. Estiveram presentes na solenidade os titulares da Secretaria de Manutenção (Seman), Luciano Sandes, e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, além de demais autoridades municipais.

O prefeito destacou que a marca da gestão tem sido aplicar os recursos públicos nas áreas mais carentes da cidade e o mesmo ocorre com os equipamentos de lazer e esportivos. “Praças como estas, por mais que sejam obras simples, têm a capacidade de tocar o coração das pessoas. Sabemos que para as crianças que não tem área de lazer em suas casas ou para os adultos que desejam uma área para praticar esportes. Por exemplo, esta praça passa a ser um ponto de encontro para interação com a comunidade. Estes equipamentos elevam a autoestima dos cidadãos que ocupam os espaços públicos e curtem a cidade”, destacou.

Reis aproveitou a solenidade para anunciar que, dentro de poucos dias, retornará à Cidade Baixa para anunciar um pacote de intervenções que serão realizadas no Largo da Calçada e na praça da Igreja dos Mares. “Vamos também fazer um grande projeto para o Largo de Roma e para a praça da nossa Santa Dulce dos Pobres. Em breve vamos iniciar também as obras de requalificação da orla da praia do Cantagalo, que já está com o projeto praticamente finalizado”, detalhou.

Estruturas – Com uma área de aproximadamente 309 m², a praça Hélio Machado possui atrativos para encantar todos os públicos. A praça possui mesa para jogos, bancos pré-moldados fabricados pela Desal, parque infantil com estrutura completa, academias de ginástica e de saúde e área gramada. O investimento municipal no local foi de R$173 mil.

Já a praça André Rebouças tem 426 m² e recebeu um investimento de R$254 mil. O espaço está encantando os frequentadores com o mobiliário adulto e infantil, mesa de jogos, e, ainda, espaço game com futmesa. Além disso, o espaço conta com academias de saúde e ginástica, parque infantil e gramado sintético.

Tamires Santos da Cruz, que mora no entorno da praça André Rebouças, contou que o novo espaço de lazer trouxe vida para a comunidade. Ela e a filha de cinco anos, Isabele, têm desfrutado dos atrativos do equipamento diariamente. “Antes era apenas um espaço vazio e muito feio. Não dava gosto de a gente frequentar o local. Hoje é essa maravilha”, pontuou.

Balanço – Apenas em 18 meses da atual gestão municipal, a Prefeitura já entregou 203 praças construídas ou requalificadas em diversos pontos da cidade. Há ainda 134 em execução na cidade, estas escolhidas pela população através do programa Ouvindo Nosso Bairro ou, ainda, por solicitação das comunidades junto à Prefeitura.