Festival da Cidade: aniversário de Salvador terá balão com voos cativos na Praça Cairu

O aniversário de 474 anos de Salvador também será comemorado no ar. Isso porque um balão plotado com o tema do Festival da Cidade estará ancorado na Praça Cairu, entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), das 15h às 19h. Em voo cativo, o balão ficará ancorado ao chão, preso por cordas, subindo em torno de 50 metros, permanecendo um tempo no ar e descendo no mesmo local.

Um símbolo de liberdade, muitas vezes até de romantismo e aventura, o balão poderá ser fotografado de perto e seus voos apreciados de baixo por qualquer pessoa. Já do alto, três públicos terão a oportunidade de conferir a vista da Baía de Todos-os-Santos, assim como das diversas edificações de nosso patrimônio histórico, a exemplo do Forte de São Marcelo, Elevador Lacerda, Museu da Música e Palácio Rio Branco.

Esse momento único e exclusivo será vivenciado por 60 “margaridas”, como são chamadas carinhosamente as mulheres que atuam no serviço de varrição na cidade. Elas foram escolhidas em homenagem a todas as mulheres da capital, por meio das agentes que trabalham na limpeza urbana de Salvador.

Também serão levadas 45 pessoas com deficiência auditiva que participam de duas entidades que tem como público pessoas surdas e que estão vinculadas à gestão municipal, o Centro de Surdos da Bahia e da Associação Educacional Sons do Silêncio.

Além disso, o convite para esse momento de contemplação se estenderá para homens e mulheres que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e das Unidades de Acolhimento Institucional administrados pela Prefeitura.

“Essa é uma ação de simbologia única, de caráter beneficente, que estará no céu da cidade ao longo desses três dias e poderá ser fotografado e acompanhado por todos também. É uma oportunidade de agradecer e celebrar esse momento importante que vive nossa cidade e que se soma às grandes entregas e início de importantes projetos anunciados neste período, além de uma farta programação cultural espalhada por toda cidade”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Salvador por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Saltur e da empresa Moura Dubeux, em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo.

Demais atrações – O Festival da Cidade teve início no dia 15 e segue até o dia 2 de abril com dezenas de ações ligadas à cultura, literatura, teatro, música, lazer e muito mais. Confira programação completa em www.festivaldacidade.salvador.ba.gov. br .

Texto: Ascom/Saltur