Logo Prefeitura de Salvador

Festival da Cidade: Eventos esportivos marcam os 474 anos da capital baiana 

No próximo dia 29 de março, Salvador completa 474 anos e o esporte também está presente no Festival da Cidade, vasta programação cultural gratuita promovida pela Prefeitura. Ao total, serão cinco eventos esportivos vão movimentar a capital baiana a partir deste fim de semana: Bahia Paddle Festival, Salvador 10 Milhas, Ocean Man, Ciclovia Musical Salvador e Pedal da Cidade.  

Neste fim de semana, o Bahia Paddle Festival 2023 vai marcar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Stand-Up Paddle (SUP). O evento é realizado pela Associação Baiana de SUP (Abasup), pela Federação Baiana de SUP (Febasup) e pela Confederação Brasileira de SUP (CBSUP). 

No sábado (25), a competição receberá as modalidades de Natação, Stand Up Paddle e Paddleboard. Já no domingo (26), as modalidades a serem competidas são de Biatlon, Surfski e da Canoa Havaiana. Todas as competições têm largada nas margens da praia do Porto da Barra e começam às 8h. 

O evento conta com dez categorias de competição: Race Elite/Profissional, Race Amador, All Boards, Kids Júnior, Paddleboard Elite/Profissional, Sufski, Natação, Biatlon e OC6. Ao total, o evento irá premiar em R$20 mil os participantes da categoria Race/Elite/Profisional. O participante que ficar em primeiro lugar, ganhará o prêmio de R$4 mil. 

Salvador 10 Milhas – No domingo (26), será realizada a Salvador 10 milhas – 5ª Corrida da Advocacia. A competição contará com categorias de 10 milhas (16 km), com largada no bairro do Rio Vermelho, e de 5 milhas (5 km), com largada do Comércio. A chegada de ambas categorias será na Ponta de Humaitá. Para participar da competição, o interessado deverá realizar a inscrição através do site www. salvador10milhas. com. br .  

“Por ser uma corrida que utiliza os elementos históricos e culturais da Cidade do Salvador, o Salvador 10 milhas tem trazido, nos últimos cinco anos, temáticas que destacaram personalidades das nossas festas culturais, que fazem parte da nossa sociedade, e monumentos arquitetônicos conhecidos internacionalmente, levando a todo o Brasil a beleza e a alegria de ser soteropolitano”, disse um dos organizadores da competição, Márcio Rocha. 

Ciclovia Musical Salvador – Também acontece neste domingo (26), às 9h, o Ciclovia Musical Salvador. O projeto reúne ciclismo e música em ambientes urbanos, e tem o objetivo de formar público para a música clássica e instrumental, democratizar o acesso à cultura, promover a inclusão, valorizar a saúde física e mental, preservar o meio ambiente e incentivar o ciclismo como meio de transporte limpo. 

Totalmente gratuito, o roteiro, que possui saída e chegada do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, passa por cinco apresentações diferentes. Cada parada de apresentação conta com um monitor artístico para dar informações educativas sobre os concertos. 

A corrida possui dois roteiros distintos, sendo que o primeiro percorre 9,2km, com partida do TCA em direção ao Doca1, no Comércio, e retorno ao TCA. Já o segundo roteiro tem 5,2km de percurso e também tem saída do TCA em direção ao Cine Metha Glauber Rocha, no Centro, com retorno ao TCA, novamente. Outras informações podem ser encontradas através do site www. cicloviamusical. com. br . 

OceanMan – Já nos dias 1º e 2º de abril, a cidade de Salvador sediará a 1ª edição do OceanMan no Brasil, uma das maiores competições internacionais de natação em águas abertas. Para o primeiro dia, a prova contará com as competições Ocean Kids, para crianças de 7 a 11 anos, sob o percurso de 300 e 600 metros, e a categorias Sprints, com 2km de prova, e o revezamento de 3×609, onde cada um dos três atletas nada 600km. 

No segundo dia de competição acontece o Half Oceanman, com percurso de 5km saindo do Porto da Barra até o MAM, retornando ao Porto. Logo em seguida, acontece a prova de 10km, saindo do Porto da Barra, dando a volta no Forte São Marcelo e retornando ao local de partida. 

A competição em Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que ocorre este ano na Tailândia. Os dez primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados para o Mundial. 

Pedal da Cidade – Também no domingo (2), será realizado o Pedal da Cidade, evento realizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike, e tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A pedalada passará por diversos trechos da cidade, onde, serão totalizados 17 km de pedal. 

A largada da prova será no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e percorrerá 19 trechos da orla até retornar para o local de chegada, também no Parque dos Ventos. Para participar, o interessado deverá realizar sua inscrição através do formulário: www. forms. gle/ Y9oziNfk3R8phvuh8. No dia do evento, o inscrito deverá levar 2kg de alimento não perecível, com montante a ser encaminhado para uma instituição de caridade. 

Festival da Cidade – O Festival da Cidade é promovido pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e teve início no último dia 15. Até o dia 2 de abril, a cidade é palco de dezenas de ações ligadas à cultura, literatura, teatro, música, lazer e muito mais. Confira programação completa em www. festivaldacidade. salvador. ba. gov. br . 

Reportagem: Valmir Soares/Secom 

Skip to content