Festival da Cidade recebeu 130 mil pessoas em clima de paz

O Festival da Cidade, realizado entre os dias 23 e 30 de março, ocorreu na mais absoluta tranquilidade. A atuação dos órgãos municipais foi concentrada sobretudo entre os dias 28 e 30, quando foram realizados shows na Praça Cayru (Comércio), no Campo da Pronaica (Cajazeiras) e no Dique do Tororó, atraindo número maior de pessoas. Cerca de 130 mil pessoas marcaram presença em todo o evento, com destaque especial para a sexta-feira em Cajazeiras, que registrou público de 30 mil, o domingo na Cayru, com cerca de 50 mil presentes, e o espetáculo A Bofetada, que aglomerou 2 mil espectadores na quinta-feira na Barra, conforme estimativa da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), organizadora do evento, e da Polícia Militar.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu durante os três dias de shows 43 mercadorias irregulares. Foram 18 litros de príncipe maluco, seis isopores, cinco bebidas alcoólicas em garrafa, quatro bancos plásticos, três churrasqueiras/fogareiro, três engradados de cervejas, com garrafas já vazias, dois bancos de madeira, uma ferragem de barraca e botijão de gás pequeno. No caso dos produtos perecíveis comercializados irregularmente, foram apreendidos 16 quilos, sendo 15 de queijo coalho e um de salgadinho do tipo chips.

Na área da saúde, foram registrados 27 atendimentos, todos sem gravidade. Na sexta-feira (28), foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um atendimento simples na Praça Cayru e outros nove em Cajazeiras, com pacientes liberados no local. No sábado (29), houve apenas um atendimento simples na Cayru, com paciente liberado no local, e três em Cajazeiras, sendo duas intoxicações alcoólicas e um enjoo. No domingo, foram 13 atendimentos na Cayru.

O Elevador Lacerda transportou, no período, 66.105 passageiros. A gratuidade e o controle de acesso favoreceram para que não ocorresse aglomeração dentro do ascensor, permitindo maior fluidez dos usuários. O equipamento operou com as quatro cabines durante o evento. O Plano Gonçalves funcionou no horário normal nos dias 28 e 29 de março, tendo transportado 1.783 pessoas durante o Festival da Cidade. De sexta a domingo, 2,7 milhões de passageiros foram transportados nos ônibus que operam na cidade. Não houve qualquer incidente nas barreiras montadas pela Transalvador nos acessos aos espaços das festas.

A Guarda Municipal, que desenvolveu ações de prevenção à violência e preservação da ordem pública, atuou no apoio das atividades da Semop, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no suporte às barreiras montadas pela Transalvador, além de atuar no Elevador Lacerda, Plano Inclinado Gonçalves (Comércio), Estação da Lapa e praças do Campo Grande, Piedade, Roma. Na noite de sábado (29), por volta das 20h, houve um registro de vandalismo e desacato na região do Dique do Tororó.

Na ocasião, cerca de 20 indivíduos depredaram uma viatura da Guarda Municipal. Nove foram presos e encaminhados para Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e os demais foram conduzidos para Central de Flagrantes da Polícia Civil no Iguatemi. A ação foi repreendida por agentes da Guarda Municipal lotados no Grupamento de Rondas da Capital (Rondac), que conseguiram apreender sob posse dos vândalos duas máscaras de proteção anti-gás, uma garrafa de cachaça, uma lata de tinta spray e três pedras.