Logo Prefeitura de Salvador

Festival da Primavera Gourmet traz sabores e expectativas ao Centro Histórico

A cachaça, bebida que traduz a força e a riqueza da cultura baiana, da cultura brasileira, é a fonte de inspiração para o Festival Primavera Gourmet, promovido pela Prefeitura dentro da programação do Festival da Primavera com apoio da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor. O evento começou nesta quinta-feira (15) e segue até o domingo (25) no Centro Histórico de Salvador, reunindo 22 bares e restaurantes, que participam com pratos onde a cachaça dá seu toque especial. 

Na Rua da Misericórdia, passando pela Praça da Sé, chegando ao Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco, ladeiras e ruas do Pelourinho e subindo para o Santo Antônio Além do Carmo vai ser possível escolher pratos com valores que vão de R$20 a R$98. A proteína varia desde camarão, peixe, filé mignon, carne de fumeiro, carré suíno, carne do sol, frango, moela, arroz de moqueca, risoto, sobremesa e até quibe. Tudo temperado com cachaça. 

No Café Gourmet (CGC), na Praça da Sé, a proteína escolhida foi a carne de fumeiro, acompanhada de purê de banana da terra e arroz com chouriço de Maragogipe flambado na cachaça envelhecida. O chef Alberto Prado, que comanda a casa, conta que o evento é importante pela divulgação, evidenciando o Centro Histórico, nesse pós-pandemia. 

“Estamos com uma expectativa boa, restaurante está voltando a crescer, movimento melhorando, espero que o festival venha agregar bastante. Escolhi um prato para ser o diferencial de todos os participantes. Tento criar algo totalmente diferente sempre para sair da mesmice. É um prato exclusivo, mas que com certeza vai entrar no cardápio da casa”, declarou. 

Na Rua das Laranjeiras, o restaurante Ponto Vital escolheu o filé flambado na cachaça, servido com legumes, arroz branco e salada, preparado pelo chef Zezeu. O proprietário do espaço, Adelson Santos, é só animação com a iniciativa. “Espero aumentar as vendas, com um faturamento a mais por causa do evento. O festival nos ajuda a recuperar os meses perdidos do período da pandemia. Pensei bastante em como planejar o prato e escolhemos o filé, que já faz parte do cardápio e as pessoas gostam muito”. 

No Maciel de Baixo, o Boteco do Viajante oferece aos clientes o camarão tropical flambado na cachaça, servido em um abacaxi. Para a chef e proprietária, Takuyra Dantas, a preocupação maior é mobilizar os restaurantes do Pelourinho. 

“Tivemos o interesse em participar para trazer de volta a população para o Centro Histórico. Aqui é um lugar de família, dá para festejar, temos programação musical também. Então para o festival trouxemos esse prato diferenciado, e com um tempero especial. A expectativa é a melhor de todas, reativando a circulação de público, não só turistas, para esse rolê na nossa cidade, porque é algo que esperamos. Temos uma diversidade de opções para todos os gostos e esperamos o melhor”. 

Participam ainda do Festival Primavera Gourmet os estabelecimentos Boteco do Pelourinho, Cantina da Lua, Casa da Gambôa, Chocolates Marrom Marfim, Comida Caseira; Cuco Bistrô; Donna Pimenta; Fera Petiscaria; Mãe Comida Afetiva; ManaGrill, Maria Mata Mouro, O Coliseu, Odoyá, Panificadora Santo Antônio, Pelô Bistrô, Ponto Vital, Por Acaso, Tropicália Gelato & Café, Varanda Gourmet da Isa, e Zulu. 

Sextou – O Festival da Primavera prossegue nesta sexta-feira (16) com programação também em outras localidades de Salvador. Na Praça Deodoro da Fonseca (Praça da Mãozinha), no Comércio, acontece a Primavera Sunset, das 16h às 20h40, com DJ Belle, Melly e Afrocidade. 

No Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, às 17h, o ator Leno Sacramento apresenta o espetáculo “Escarro”. Das 14h às 18h, a pedida é a exposição fotográfica “Salvador na Linha” e a exposição permanente “Memorial Gregórios”. 

Na Casa do Benin, no Pelourinho, a mostra “Arvorecer”, da artista Lívia Passos, está aberta à visitação das 10h às 17h, assim como a exposição permanente da casa. Já na Casa do Carnaval da Bahia, a música fica a cargo da banda Skanibais, a partir das 19h. A programação completa pode ser acessada no site www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br .

Criado: 15 Setembro 2022

Skip to content