Festival de Música Salvador Canta premiará novos talentos em Salvador

Estão abertas até este sábado (25) as inscrições para o primeiro festival de música competitivo Salvador Canta!, a ser realizado no dia 26 de março, no Teatro Boca de Brasa, no Mercado Municipal de Cajazeiras. Até o momento, 78 pessoas de diversos bairros já se inscreveram. Para fazer parte do time de inscritos, basta ser nascido em Salvador, ou morar na cidade há mais de três anos e acessar o link disponível no perfil @FestivalSalvadorCanta no Instagram.

Ao acessar o link, o candidato preenche uma ficha de inscrição com os dados pessoais e precisa enviar um vídeo, em que apareça cantando. O vídeo pode ser gravado de celular, tanto na posição vertical como horizontal e deve ser enviado no formato original. O material pode ser gravado com banda, solo, playback ou instrumentos.

Os inscritos passarão por uma curadoria inicial na próxima segunda-feira (27). O resultado será divulgado na terça (28). Doze pessoas serão selecionadas para se apresentar no dia 26 de março, no Festival de Música Salvador Canta!. Durante o festival, duas pessoas serão selecionadas, uma delas por meio de um júri, composto por pessoas da área musical (cantores, compositores e produtores musicais) e outra através de votação popular.

Premiação – Além de receber um troféu, cada vencedor receberá R$1 mil e brindes de empresas parceiras do projeto. Os organizadores do festival também farão dois workshops – um de violão e outro de canto – para os moradores de Cajazeiras, na semana anterior ao evento.

“O projeto tem como proposta descobrir novos talentos da cidade, além de valorizar a música, proporcionar atividades de formação para os moradores de Cajazeiras e executar um evento em um espaço alternativo da cidade”, avalia Danilo Stael, produtor cultural e audiovisual e idealizador do projeto, ao lado do também produtor cultural Marcos Luiz Dias.

O Mercado Municipal de Cajazeiras fica situado na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, próximo à antiga Delegacia Territorial do bairro.

Edital – O Festival de Música Salvador Canta! foi contemplado pelo edital Arte Todo Dia – Ano VI da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo do Município (Secult). A iniciativa selecionou 32 propostas de atividades artístico-culturais pontuais, locais e de interesse público, em categorias como arte de rua, artes integradas, artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias, culturas populares, dança, fotografia, gastronomia, jogos digitais, literatura, moda, música e teatro.

O objetivo do edital é fomentar o setor cultural, bastante afetado durante a pandemia, valorizando este que é um dos principais atrativos para o turismo e economia de Salvador.