Festival do Samba levará 30 mil ao Santo Antônio Além do Carmo

Paulinho da Viola, Elza Soares, Roberto Mendes, Riachão e É O Tchan. Essas são alguns das atrações do Festival do Samba anunciadas na manhã desta terça-feira (19) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, em coletiva na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. A primeira edição do festival, que vai acontecer no Santo Antônio Além do Carmo nos dias 29, 30 e 1º de dezembro, será realizado pela Prefeitura e tem como objetivo marcar a comemoração do Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, assim como fortalecer o gênero musical, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade. A expectativa é atrair entre 25 mil e 30 mil pessoas por dia.

O Festival do Samba, que está inserido no Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura, na categoria Cidade dos Festivais, vai contar com dois palcos e 16 atrações. De acordo com Bellintani, este é mais um projeto de envolvimento da população com a cidade, que vai fomentar as atividades culturais, além de marcar como mais uma data comemorativa para atração de turistas.

“Serão 10 festivais ao longo do ano, em ambiente aberto. O Festival do Samba é mais um desses eventos, como aconteceu com o da Primavera, realizado no Rio Vermelho, que foi construído junto com a comunidade. O evento traz artistas nacionais, como Elza Soares e Paulinho da Viola, mas, sobretudo, é fundamentado em artistas locais, que construíram e constroem a história do samba”, salientou o secretário.

O prefeito ACM Neto afirmou que o evento em homenagem ao samba reforça o calendário de eventos da cidade e permite, também, a requalificação do espaço público. “O Festival do Samba, que homenageia as origens da música baiana, vai acontecer num dos cartões postais mais bonitos de Salvador, que por muito tempo foi esquecido. Vamos fazer não só três dias de festa, mas estamos chegando para deixar um legado na comunidade, um legado no bairro, com reforma nas praças, melhoria na limpeza, iluminação pública, entre outros serviços. De um lado, reforça esse calendário de eventos, que tem um resultado econômico importante e, do outro, contribui para que a cidade se recupere à medida que esses eventos aconteçam”, afirmou o prefeito.

Programação – Na sexta-feira (29), o primeiro dia de apresentação, o evento vai ser aberto pelo o maestro Letieres Leite, às 18h, na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. Ele vai bater um papo com a comunidade sobre a importância do Samba. A partir das 19h, o grupo Canto da Praça se apresenta no palco Sete Cordas, seguido do Grupo Botequim, que convida ao Palco Batatinha Walmir Lima e Roque Ferreira. Para fechar a noite, Elza Soares cantará clássicos do samba.

No sábado (30), as atividades começarão mais cedo, a partir das 14h, e terá atração para as crianças. No Palco Sete Cordas, irão se apresentar Narizinha, Canto da Praça e Samba Sovaco da Cobra. Já no Palco Batatinha, as atrações começam a partir das 18h, com o Grupo Samba Candomblé de Angola. Roberto Mendes e Riachão às 20h. E É o Tchan e Edil Pacheco finalizam o dia com apresentação a partir das 22h.

No domingo (1º), as apresentações serão a partir das 13h, com Samba do Gia, Samba Chula de São Braz e, às 16h, o grande show de Paulinho da Viola. Para o encerramento do festival está programado o Arrastão do Samba de Hoje a Oito.
Histórico – A escolha da data, 2 de dezembro, tem várias versões. Em uma delas, alguns historiadores contam que o dia foi escolhido em homenagem à primeira visita de Ary Barroso à Bahia. Nesta versão, o Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, em 1963, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.