Festival inscreve artistas baianos para residência de teatro para bebês

Voltadas para artistas baianos que desejam participar de experiências práticas de teatro, a partir da criação de um espetáculo para crianças de 0 a 5 anos de idade, estão abertas as inscrições gratuitas para a Residência Teatro para Bebês – Bebelume, projeto idealizado pela atriz e produtora Clarice Cardell. Os interessados devem preencher formulário com dados pessoais no link https://bit.ly/37Rhxrn até a próxima sexta-feira (6).

As atividades serão realizadas entre os dias 11 e 15 deste mês em duas estruturas geridas pela FGM: Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, no horário de 9h às 12h; e no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, das 15h às 18h.

“Irei conversar com os artistas sobre porque fazer teatro para bebês, diferenças entre as faixas etárias. Depois vou propor criação de cenas, ensaiar e levar esse experimento teatral para uma creche de Salvador”, explica Clarice. Ela trabalha no Brasil e na Europa há mais de 20 anos na criação de diferentes obras para o público da primeira infância.

Ela frisa a necessidade de difundir o teatro e a arte nos primeiros anos de vida. “É nesse período que a gente se constrói, se desenha. Toda a criança, desde a primeira infância, tem direito e acesso à cultura”.

Festival – A iniciativa integra o XXI Festival do Teatro Brasileiro – Etapa Bahia, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).  No dia 15, às 19h, o público poderá conferir a peça “Depois do Silêncio”. No dia 28, às 11h, a atração será o espetáculo “Bubuia” e, no dia 29, a mesma peça voltará a ser encenada, só que no horário das 16h. Os ingressos custam R$10 e R$5.

O XXI Festival do Teatro Brasileiro propõe dar visibilidade às obras, criadores, artistas e técnicos das artes cênicas brasilienses, promovendo elos profissionais e a aproximação com público, artistas e a instituições baianas. Além das apresentações teatrais, também serão realizadas atividades paralelas, como residência artística, oficinas de qualificação profissional, bate-papos, encontros informais entre artistas e ação educativa para 400 alunos da rede pública. A programação completa pode ser conferida no site festivaldoteatrobrasileiro.com.br  .