FGM integra a programação da Bienal do Livro Bahia 2022

A partir desta quinta-feira (10) até 15 de novembro, um mundo de histórias e imaginação vai se abrir na Bienal do Livro Bahia 2022, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. Em meio a tantas atrações, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) garante uma programação voltada para crianças e adultos, no estande da Prefeitura montado no evento.

As atrações começam na quinta-feira (10), às 10h50, com o espetáculo teatral Menino Ziraldo. Baseado no livro Menino Marrom, a peça apresenta um musical divertido sobre diversidade. Já às 14h, será apresentado o espetáculo ‘Histórias Cantadas’, trazendo um enredo sobre a importância de repassar livros e espalhar o conhecimento.

Oficinas e contação – Na sexta-feira (11), às 15h, o Palhaço das Letras trabalhará de forma lúdica com as crianças a identificação e a aprendizagem do ABC e a composição de palavras. Na sequência, às 16h, será lançado o projeto Literatura Inclusiva, que leva livros em braile e jogos em libras às bibliotecas municipais e comunitárias de Salvador.

No sábado (12), às 11h30, a oficina Amigo Bola promove uma atividade em que as crianças aprendem a fazer um ‘amigo’ utilizando lã, areia e tinta. A proposta é estimular a valorização da amizade. Às 12h, os escritores Paulo Atto, Breno Fernandes, Stael Mamed e Márcia Fonseca, autores da terceira coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, participam de uma roda de conversa, em que apresentam suas obras e falam sobre a experiência com o edital.

Já no domingo (13), também às 12h, os autores do Selo João Ubaldo Ribeiro Daiane Soares, Aicha Marques, Aruane Garzedin e Tiago D. Oliveira vão contar suas histórias. Em seguida, às 15 horas, acontece a oficina de Boneca Abaomy, momento reservado à produção das tradicionais bonecas de panos.

Na segunda-feira (14), às 18h, o Sarau Calu Brincante traz uma apresentação musical sobre uma menina, que afirma sua etnia e a importância de se entender enquanto uma criança negra.

“A FGM desenvolve um trabalho com livro e leitura, que tem agregado mais de 274 mil leitores nas suas ações. São leitores fiéis à leitura. A Fundação não poderia deixar de participar deste grande evento”, pontuou a gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e da Leitura da FGM, Jane Palma.

Patrimônio É – Na terça-feira (15), às 10h, acontece a última edição do Patrimônio É… neste ano, com o lançamento das revistas do projeto. As publicações trazem as falas dos convidados que passaram pelas rodas de conversa, no período de 2018 a 2021.

Às 15h, para fechar a participação na Bienal, a FGM promove o projeto Mentes Criativas. Desenvolvido pelo bibliotecário José Antônio Nascimento, a ação é voltada para crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de criar a sua própria história e uma capa para ilustrá-la.

Reencontro – Após um hiato de dez anos, o principal evento de Literatura e Cultura do Nordeste está de volta a Salvador. A Bienal do Livro da Bahia será palco de grandes encontros, reencontros, debates e diversão. Com uma programação para toda a família, o festival contará com mais de 200 expositores apresentando seus grandes lançamentos, espaços de conteúdos relevantes, atrações musicais e uma área pensada com carinho para o público infantil, que pretende estimular ainda mais a criatividade das crianças.

Criado: 07 Novembro 2022