Logo Prefeitura de Salvador

Filme aborda importância da mulher na construção de Salvador

Dentro das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados em 25 de julho, será exibido o filme Soteropolitanas, que tem como foco o olhar de mulheres negras sobre a importância da população feminina na construção de Salvador, berço do Brasil. A obra audiovisual poderá ser conferida pessoalmente, durante esta semana, em espaços culturais administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

A série de exibições começa nesta quarta-feira (27), às 18h, na Casa do Benin, no Pelourinho. Na quinta-feira (28), às 19h, será a vez do Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, em Cajazeiras X. Já na sexta-feira (29), as sessões ocorrem nos espaços Boca de Brasa CEU Valéria, às 15h, e Subúrbio 360, em Coutos, às 19h. A entrada é gratuita e sujeita à limitação dos espaços. 

A obra audiovisual foi realizada pela Lima Comunicação, em uma coprodução da Papa Jaca Filmes e Têm Dendê Produções. “O filme conta com oito protagonistas com diferentes idades e trajetórias dentro dessa cidade e, em meio a representações diversas, faz um chamado para falar sobre o ontem e mostrar como essas mulheres chegaram em Salvador e como chegaram nesse atual momento da história”, ressalta a diretora Vânia Lima. 

“Salvador é a grande matriarca negra brasileira. Do ventre fértil da Roma Negra é gerada a negritude em toda a sua riqueza e diversidade cultural. Soteropolitanas é uma justa homenagem às várias mulheres negras de Salvador”, define o gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis. Além das exibições, o filme ficará disponível também nas redes sociais da FGM e do Grupo Têm Dendê.

Skip to content