Logo Prefeitura de Salvador

Filômetro permite evitar filas para vacinação contra Covid-19

Com o objetivo de evitar filas para vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu o Filômetro, plataforma digital estratégica disponível no endereço www. filometro. saude. salvador. ba. gov. br . Desde março, o site informa em tempo real a intensidade das filas em cada um dos postos de vacinação – drive-thrus e pontos fixos. Antes de se dirigir a um dos locais de imunização, a população deve conferir a situação da área. A ferramenta sinaliza se o ponto de vacinação está sem fila, com pouca fila; apresenta fila moderada ou intensa. 

Até as 12h30, no geral, as filas eram consideradas moderadas nos postos. Para aplicação da segunda dose da vacina da Oxford, o drive da USF San Martin III está sem fila. Mesma situação é encontrada no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, para aplicação da segunda dose da CoronaVac. 

No caso dos pontos fixos, a USF Vila Nova de Pituaçu não apresenta fila para a segunda dose da vacina Oxford, enquanto a USF João Roma Filho e a UBS Ramiro de Azevedo também apresentam a situação de pouca fila para aplicação da segunda dose da CoronaVac e Oxford. Já os pontos de aplicação da primeira dose estão entre filas moderadas e intensas. 

A ferramenta também traz a quantidade de pontos ativos e de vacinados do dia, bem como o status geral de filas e de cada espaço específico. É possível ver, ainda, o público-alvo atendido em cada local (se profissionais da saúde ou idosos) e quais doses estão sendo aplicadas (se a primeira ou de reforço). 

O titular da SMS, Leo Prates, reforça a importância de a população conferir a situação dos pontos fixos e drivers antes de comparecer aos locais. “Pedimos a todos que antes de se dirigirem confiram atentamente qual dos pontos fixos ou drives estão em melhores condições para recebê-los, pois investimos esforços e trabalho para não vermos longas filas, que podem e devem ser evitadas. Precisamos que a população colabore utilizando o Filômetro.”

Skip to content