FilteBahia movimenta TGM e Café Nilda Spencer até domingo (18)

Até o próximo domingo (18), o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o Café Teatro Nilda Spencer – espaços culturais administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no Centro – seguem recebendo a programação da 14ª edição do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia). Neste ano, o projeto retoma as atividades presenciais, com apresentação de espetáculos, performances e, também, a promoção de cursos, workshops, conferência, bate-papo e lançamento de publicações das artes cênicas.

Além disso, nesta edição há uma aposta do FilteBahia em produções de fora da capital baiana, com o apoio da Rede de Teatro do Velho Chico, criando a Residência do Velho Chico, um projeto que visa dar continuidade ao exercício de visibilidade das produções do interior do estado. O evento traz ainda peças de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de duas companhias de teatro do Chile, que apresentarão quatro espetáculos.

Nesta sexta-feira (16), às 18h30, a Cia Mistura de Teatro, de Ibotirama, realiza a performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe, com duração de 15 minutos, no Foyer do TGM. A performance tem encenação de Rafaella Tuxá e atuação de Vania Nogueira e proporciona uma experiência de uma trajetória feminina com início, meio e encontro consigo mesma.

A cena narra o itinerário natural de uma mulher que reflete muitas outras mulheres em si e para si, se espelhando na natureza e suas nuances. A performer imprime imagens em cor e transborda signos de memória.

Em seguida, às 19h, será encenado, também no TGM, o espetáculo Libertad 1209, do grupo Centro Cultural Matucana – m100, do Chile. Com duração de 50 minutos, o espetáculo apresenta a história de uma mulher adulta, de 50 anos, professora do ensino básico, que ultrapassa os limites com um aluno menor de idade. O público terá contato com o questionamento dessa mulher sobre si mesma com quatro vozes que representam quatro personalidades que transitam por ela, cheia de contradições e sofrimentos.

Na mesma noite, no Café Teatro Nilda Spencer, situado na Ladeira da Barroquinha, será encenado o monólogo Solidão de Março, do grupo Ká entre Nós, de Macaúbas, Bahia. O monólogo será apresentado às 19h, retratando a solidão de uma mulher durante o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.

Intercâmbio – No sábado (17), a programação será iniciada às 15h, com a conferência Pesquisa-Criação em Artes do Corpo: reflexões compartilhadas, com Christine Greiner e mediação de Cristina Rosa. Produtor e organizador do Filte, Rafael Magalhães explica que a conferência se insere em um contexto de intercâmbio de informações, experiências e vivências do teatro, principalmente o da América Latina.

“O Festival Internacional Latino-Americano não é apenas um festival de mostra de espetáculos, mas também de promoção deste intercâmbio. Entre as ações que propiciam este intercâmbio está o Colóquio Internacional Cênico da Bahia, que é uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Ufba, e tem como objetivo promover o encontro de experiências através de pesquisadores, estudiosos e professores da área artística”, conta.

Confira a programação completa do fim de semana:

Dia 16/12 (sexta-feira)

18h30 – Performance Os Ossos da Casa da Minha Mãe – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama/Bahia) – 15 min
Local: Foyer do Teatro Gregório de Mattos
Classificação: livre

19h – Espetáculo Libertad 1209 – m100 – Grupo Centro Cultural Matucana 100 (Chile) – 50 min
Classificação: 15 anos

19h – Espetáculo Solidão de Março – Grupo Ká entre Nós (Macaúbas/Bahia) – 40 min

Dia 17/12 (sábado)

16h – Espetáculo – Cachiá – Grupo Cia Teatrando (Barreiras/Bahia) – 50 min
Classificação: 14 anos

19h – Espetáculo A Casa dos A-Voz. Meu Alpendre de Poesia – Grupo Cia Mistura de Teatro (Ibotirama / Bahia) – 40 min