Fiscalização contra transporte clandestino é reforçada no Aeroporto

As equipes de fiscalização e combate ao transporte irregular de passageiros da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizaram, na manhã desta sexta-feira (25), uma operação no Aeroporto de Salvador para coibir a atuação do transporte clandestino no local. A pasta, que já realiza diariamente operações de fiscalização em pontos estratégicos da cidade, intensificou a fiscalização na região após um princípio de confusão registrado na tarde da última quinta-feira (24), envolvendo taxistas e motoristas de transporte clandestino.

Durante a manhã desta sexta, 34 veículos foram abordados pelos agentes, dos quais sete foram autuados por irregularidades previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e seis foram removidos ao pátio da Transalvador, onde ficarão até que a situação seja regularizada. Entre as infrações registradas durante a operação estão atraso no licenciamento, veículo em mau estado de conservação, veículo com lotação excedente, veículo com placa sem a devida legibilidade e veículo sem ter sido submetido à inspeção obrigatória.

De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, a orientação é que os usuários evitem utilizar veículos não regulamentados realizem este tipo de transporte, uma vez que oferece riscos à segurança. “Muitas vezes, além da falta de manutenção adequada do veículo, o condutor não possui nem mesmo a Carteira de Habilitação para conduzir o usuário com o mínimo de segurança, o que pode resultar em acidentes graves”, frisou o secretário.

Em 2021, 610 veículos que faziam o transporte irregular de passageiros foram removidos por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em janeiro de 2022, 65 veículos foram removidos por este motivo. A operação no Aeroporto será intensificada nos próximos dias.