Fiscalização na Avenida Sete é permanente e ordena comércio de rua

A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) iniciou a fiscalização permanente para ordenamento de ambulantes da Avenida 7 de Setembro e adjacências. Antes da operação, que envolve o trecho entre Igreja do Rosário até a Praça Castro Alves, os vendedores receberam novas bancas de comercialização, além de melhorias de infraestrutura nas áreas de concentração. De acordo com a Semop, a partir de agora só poderá atuar na região quem for licenciado e obedecer à padronização estabelecida pelo órgão.

02REORDENAMENTO1303

Segundo o coordenador de Licenciamento e Fiscalização da secretaria, Braz Augusto Pires, antes da ação, a Praça Rio Branco (Relógio de São Pedro) possuía a maior concentração de ambulantes, muitos deles trabalhando de forma irregular. Para quem atuava sem licenciamento no local, a Semop ofereceu a possibilidade de trabalhar na Rua Nova de São Bento, área que também está sendo revitalizada, até que se obtenha o documento.

Entre as principais ações do projeto de requalificação do Centro da cidade estão a recuperação e estruturação dos pontos tradicionais de atuação dos ambulantes. A obra inclui colocação de piso intertravado com pista tátil, cobertura de policarbonato e instalação de nova iluminação. Até o momento, o serviço já foi concluído nos seguintes trechos: Beco Maria Paz, Rua do Mocambinho, Rua Portão da Piedade, Rua Coqueiros da Piedade, Rua 24 de Fevereiro, Rua Carneiro Ribeiro, Largo do Rosário e Rua do Cabeça.

REORDENAMENTO1303

Outras áreas também estão sendo beneficiadas com as intervenções, a exemplo da Rua Nova de São Bento e a Travessa 11 de Junho. As praças da Igreja de São Bento e Rio Branco, onde está localizado o Relógio de São Pedro, também serão reformadas, adotando o projeto que está sendo elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira. O projeto prevê ainda que o relógio, um dos pontos de referência do Centro da cidade, será consertado e voltará a funcionar.

População aprova – O diretor de Serviços Públicos da Semop, Elton Alonso, destaca que as intervenções são uma antiga reivindicação da população em função da ocupação desordenada do espaço público. “Com esse projeto, estamos assegurando mais trafegabilidade, acessibilidade (piso tátil para deficientes visuais), mais conforto e segurança para a população”.

Proprietário da lanchonete e restaurante Dileto há 17 anos, o comerciante Edvaldo Sampaio acredita que a ação da Prefeitura é fundamental para dar uma vida ao centro da cidade. Com seu estabelecimento localizado no Relógio de São Pedro, ele tem acompanhado todo o processo na região e diz que a tendência é melhoria para todos, especialmente para os transeuntes. “Podemos ver que a Prefeitura está trabalhando para garantir o espaço adequado para os ambulantes e doando equipamento para padronizá-los. Por outro lado, a população conta com espaço adequado para circular com segurança pela cidade. O prefeito ACM Neto está de parabéns”, colocou o comerciante.