Fiscalização nos circuitos do Carnaval encontra cenário vantajoso

Caixas de sarjeta danificadas, árvores precisando de poda, buracos nas calçadas por conta da montagem das estruturas e fiação baixa de telefonia. Essas foram as principais situações que a equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) verificou em vistoria conjunta com os órgãos parceiros, nesta terça-feira (18), nos três circuitos oficiais da folia momesca.

FISCALIZACAO1902

“Os órgãos já estão realizando as análises e consequentemente os reparos desde o final do ano passado. Acreditamos que isso nos fez encontrar os cenários sem grandes problemas. Tudo o que constatamos pode ser resolvido em poucos dias, como a poda das árvores que já está acontecendo”, explicou o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho. De acordo com ele, as análises em conjunto são fundamentais, já que cada órgão realiza a varredura com o olhar voltado para a proteção civil.

2FISCALIZACAO1902

Isso também foi confirmado pela coordenadora do circuito Dodô (Barra/Ondina) da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Cassilda Araújo. “Podemos assim detectar situações que possam causar problemas aos foliões, como a fiação baixa ou inadequada no local de passagem dos trios, além de observarmos ainda a iluminação padrão, aquela do dia a dia”.

No circuito Dodô, as equipes realizaram o pente-fino durante a manhã. Já no Osmar (Campo Grande), a fiscalização acontece no período da manhã e da tarde, quando as equipes chegaram ao Batatinha (Pelourinho). Nesta quinta-feira (20), a análise vai continuar na Barra.

Durante o Carnaval, a Codesal vai permanecer de plantão durante 24 horas por dia com postos de observação e bases operacionais em todos os circuitos. O órgão pede que tanto os foliões como quem vai trabalhar na folia fiquem atentos a qualquer anormalidade relacionada à proteção civil, podendo ligar para o 199 para que uma avaliação da área possa ser feita.