Fisioterapeutas autônomos e idosos com 76 anos serão imunizados neste sábado (13)

A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 para os fisioterapeutas autônomos será iniciada neste sábado (13). Para terem acesso às doses esses profissionais precisam estar com o nome cadastrado na lista disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

A imunização acontece das 8h às 16h, nos drive-thru e pontos fixos situados na Faculdade Bahiana de Medicina, em Brotas, e Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em Pituaçu. Também é necessário, no local, apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe mais cópia do último Imposto de Renda, ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

Idosos – Pela manhã, das 8h às 12h, serão vacinados com a primeira dose os idosos com 76 anos ou mais, nascidos de outubro de 1944 a 13 de março de 1945. Pela tarde, das 13h às 16h, será a vez dos cidadãos com 76 anos ou mais, nascidos entre 13 de março e setembro de 1944.

A vacinação acontece nos pontos de drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atacadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.

Já os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris) e Colégio da Policia Militar (CPM) – Dendezeiros.

Trabalhadores da saúde – A aplicação da primeira dose dos trabalhadores ligados a estabelecimentos de saúde também continuará amanhã. Porém, serão imunizados apenas os profissionais que estiverem com o nome na lista disponível no site da SMS.

Os indivíduos que atuam na área da saúde deverão portar a carteira do conselho de classe mais cópia do último contracheque, ou contrato de trabalho pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Já as pessoas que atuam em áreas afins nos estabelecimentos de saúde, como higienizadores, devem apresentar documento de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou última nota fiscal.

Vacina Express – Os idosos com 76 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br . São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

Os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos como para trabalhadores de saúde, das 8h às 16h. É necessário observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação.

No caso dos idosos, a segunda dose será aplicada nos mesmos pontos da vacinação para pessoas a partir de 76 anos. Já os trabalhadores da saúde receberão a dose de reforço nos drive-thrus na Unijorge – Campus Paralela, USF San Martin III e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio). Os pontos fixos estão na USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.

Filômetro – Para evitar filas, o cidadão a ser imunizado pode utilizar o Filômetro para saber quais a situação da procura dos pontos de vacinação. As informações estão disponíveis no site filometro.saude.salvador.ba.gov.br .