Fontes dançantes vão embelezar praças de Salvador

Os ornamentos combinarão o movimento das águas com música e iluminação na Sé, Pituba, Nazaré e Dois de Julho

Até o final do ano, a Prefeitura vai revitalizar mais quatro fontes luminosas da cidade que serão equipadas para funcionar como fontes cibernéticas ou dançantes, combinando o movimento das águas com a música e iluminação. Os novos equipamentos serão instalados nas fontes da Praça da Sé, Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba), Praça Almeida Couto (Nazaré) e do Largo Dois de Julho. A ação faz parte das intervenções de ordenamento de Salvador promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que já recuperou as fontes do Campo Grande e da Praça da Piedade.

Depois de anos de depredação, os equipamentos estão sendo requalificados pela Prefeitura dentro do projeto de ordenamento dos espaços públicos da cidade, como explica a secretária da Semop, Rosemma Maluf. “As fontes são parte do nosso patrimônio e elas ficaram abandonadas por muito tempo. Com sua recuperação, a Prefeitura quer torná-las humanizadas, mais bonitas e agradáveis para que a população possa desfrutar”, afirma a secretária.

A partir da revitalização das fontes, as praças passam a contar com agentes da Guarda Municipal atuando no local durante as 24 horas, como já acontece no Campo Grande, para evitar a ação de vândalos. Para que isso fosse possível, a corporação reformulou sua escala de trabalho.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública da Semop, Hélder Campos, a recuperação das fontes luminosas exige uma intervenção completa, pois, ao longo dos últimos anos, foram muito depredadas e tiveram seus equipamentos roubados. “Nas duas que foram reformadas no Campo Grande, faltavam desde os bicos para saída da água, aos equipamentos hidráulicos e bombas. A pintura também estava completamente desgastada”, conta.

Ele acredita que as fontes com novo formato vão agradar muito à população, pois são apreciadas como espetáculo em todo o mundo. Lembra que a da Praça Nossa Senhora da Luz funcionava deste modo, até ter todo seu equipamento roubado. Ainda segundo Hélder, o trabalho de recuperação e requalificação das fontes vai continuar, a partir de dezembro, levando mais beleza a outros pontos da cidade.