Fontes dançantes vão embelezar praças de Salvador

Até o final do ano, a Prefeitura vai revitalizar mais quatro fontes luminosas da cidade que serão equipadas para funcionar como fontes cibernéticas ou dançantes, pois combinam o movimento das águas com a música e iluminação. Os novos equipamentos serão instalados nas fontes da Praça da Sé, da Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba), da Praça Almeida Couto (Nazaré) e do Largo Dois de Julho. A ação faz parte das intervenções de ordenamento de Salvador promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que já recuperou as fontes do Campo Grande e da Praça da Piedade.

PRACA1508

Depois de anos de depredação, os equipamentos estão sendo requalificados pela Prefeitura dentro do projeto de ordenamento dos espaços públicos da cidade, como explica a secretária da Semop, Rosemma Maluf. “As fontes são parte do nosso patrimônio e elas ficaram abandonadas por muito tempo. Com sua recuperação, a Prefeitura busca criar espaços humanizados, mais bonitos e agradáveis dos quais a população possa desfrutar”, afirma a secretária.

Vigilância – A partir da revitalização das fontes, as praças passam a contar com agentes da Guarda Municipal atuando no local durante as 24 horas, como já acontece no Campo Grande, para evitar a ações de vândalos. Para que isso fosse possível, a corporação reformulou sua escala de trabalho.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública da Semop, Hélder Campos, a recuperação das fontes luminosas exige uma intervenção completa, pois, ao longo dos últimos anos, foram muito depredadas e tiveram seus equipamentos roubados. “Nas duas que foram reformamos no Campo Grande, faltavam desde os bicos para saída da água aos equipamentos hidráulicos e bombas. A pintura também estava completamente desgastada”, conta.