Força-tarefa realiza 80 fiscalizações no fim de semana natalino

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), esteve em diversas áreas da cidade, em mais um final de semana de fiscalizações da Fase Verde dos protocolos sanitários. As ações ocorreram no final de semana de festejos de Natal, entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), em 16 bairros da capital baiana.

O órgão promoveu 80 vistorias, com cinco estabelecimentos notificados nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Acupe de Brotas e Parque Bela Vista. Não foram registradas interdições ou aglomerações no município. Desde o início das ações da Fase Verde, em 9 de julho deste ano, a Sedur já promoveu mais de 66 mil vistorias, com 1,2 mil notificações, 120 interdições e 110 aglomerações dispersadas.

Operação Sílere – Também no final de semana, a operação integrada entre a Sedur e as polícias Militar e Civil promoveram ações de combate à poluição sonora na cidade. Foram recebidas 559 denúncias e ocorreram visitas em 56 localidades. Os bairros mais denunciados foram Paripe, Pernambués, Boca do Rio e Uruguai. Nenhum equipamento de som foi apreendido.

Ordem Pública – A Semop atuou com três operações neste final de semana, com apoio da GCM e PM-BA. No domingo (26), 51 prepostos atuaram com o objetivo de coibir o comércio de rua irregular, realizando apreensões de bens de origem duvidosa ou equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público, bem como fazer a dispersão do público presente no local. Foram feitas duas apreensões de produtos diversos.

Também no domingo à noite foi realizada uma ação integrada da Semop e da GCM, envolvendo 30 profissionais, em São Tomé de Paripe, para a desativação de equipamentos irregulares na faixa de areia. No local, os agentes recolheram toldo, cadeiras, bancos, churrasqueira, carrinho de mão, isopores pequenos, cadeiras de praia, bebidas em lata e sombreiros.

Além disso, a Semop mais uma vez esteve presente no bairro de Itapuã com a Operação Tolerância Zero, realizada entre a sexta e o domingo. A ação tem o objetivo de fiscalizar e ordenar o uso do espaço público na orla do bairro. Não houve apreensão de equipamentos, apenas ordenamento.

Guarda – A Guarda Civil Municipal, além de atuar em conjunto com a Semop nas feiras, também empregou efetivo no apoio à Transalvador nas blitze de Lei Seca e Sedur na Operação Sílere. Ao todo, 100 guardas estavam nas ruas, auxiliando também no patrulhamento preventivo de parques públicos e praias. Durante as ações preventivas e de ordenamento, não houve registros de ocorrências graves.