Força-tarefa realizou mais de 1,5 mil vistorias no fim de semana

A força-tarefa da Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou 1.522 vistorias em 60 bairros da cidade no fim de semana (dias 24 e 26), que resultaram em dez interdições e 47 notificações. As ações foram realizadas com o objetivo de garantir o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos durante a fase verde.

Foram interditados sete bares situados nos bairros da Pituba, Engenho Velho de Brotas e Periperi, uma loja de autopeças em Pirajá, um depósito de bebidas em Mussurunga e um estacionamento no Comércio. Durante as fiscalizações, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os agentes dispersaram oito aglomerações na Boca do Rio, Cabula VI, Fazenda Grande do Retiro, Pirajá, Fazenda Grande 2 e 3, Doron e em Periperi. Os principais motivos para as notificações e interdições foram a presença de pessoas em pé sem o uso de máscara nos ambientes e a realização de atividades sonoras sem a autorização da Sedur.

Além da força-tarefa, a Operação Sílere, integrada às polícias Militar e Civil e à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), realizou 302 vistorias em 140 bairros. Ao todo, 23 equipamentos de som foram apreendidos em São Marcos, Cabula, Periperi, Sussuarana, Dom Avelar, Cabula VI, Pau Miúdo, Cidade Nova, Doron e Calçada. Os bairros mais denunciados no final de semana foram Barra, Periperi, Pernambués e Pituba.

Porto da Barra – Devido ao mau tempo, a GCM não registrou aglomerações no Porto da Barra e também não precisou controlar o acesso de banhistas ao local. No fim de semana, além de atuar no patrulhamento preventivo e na fiscalização e ordenamento dos estabelecimentos em parceria com outros órgãos, a GCM prestou apoio à Transalvador nas blitze da Lei Seca.  Não foram registradas situações de desrespeito às orientações ou conduções até a delegacia.

Fase verde – Desde o início da fase verde, no dia 9 de julho deste ano, a Sedur realizou 42.687 vistorias, emitiu 722 notificações, fez 92 interdições e dispersou 91 aglomerações. A recomendação é de que as pessoas continuem a respeitar os protocolos de segurança, com o uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mesas em bares e restaurantes, e que evitem participar de festas não-licenciadas.