Logo Prefeitura de Salvador

Fórum em Salvador discute melhorias na fiscalização e segurança viária

Cerca de 450 agentes de trânsito de Salvador e de outras cidades baianas estiveram presentes no Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária – Dados, Planejamento Estratégico e Boas Práticas em Fiscalização, promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A atividade foi realizada na terça-feira (20), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito em Salvador, que acontece até domingo (25). 

O fórum conta com a parceria da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), no âmbito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global. De acordo com Madeline Kramer, gerente de programa da IACP, a capacitação dos agentes de trânsito pode proporcionar melhorias na segurança viária da capital baiana, além de reduzir os sinistros de trânsito e principalmente salvar vidas. 

“Estamos extremamente gratos em trabalhar com um grupo tão dedicado de agentes de trânsito, que tem comprometimento grande com a segurança viária. Então como parte da Iniciativa Bloomberg estamos muito animados. Estamos identificando objetivos para desenvolver estratégias que vão melhorar a segurança viária na cidade e atingir o objetivo final de reduzir sinistros e salvar vidas”, contou Madeline. 

Os resultados obtidos pelas ações de segurança viária na capital baiana, a exemplo de projetos como o Zona 30 e o Cidadão no Trânsito, foram tema da palestra do superintendente da Transalvador, Marcus Passos, que também reforçou a importância da mobilização nacional. “Esse fórum é um marco muito importante para o trânsito na nossa cidade. Salvador tem sido destaque no Brasil com relação a redução de mortes no trânsito e isso tem despertado o interesse de outras cidades e de outras autarquias para conhecer o trabalho que vem sendo realizado através da superintendência”, explicou o gestor. 

Para o gerente de trânsito da capital baiana,Antônio Neri, o fórum foi uma excelente oportunidade de trocar ideias sobre a evolução do trânsito e ajudar no aprimoramento do trabalho realizado pelos agentes para trazer mais segurança às vias da cidade. “Trazer esse fórum para a nossa cidade foi uma oportunidade única. Através dele vamos planejar novas ideias, diversificar e aprimorar ainda mais o nosso trabalho de fiscalização e as operações de trânsito no município, o que consequentemente vai gerar mais segurança e resultados positivos para o trânsito soteropolitano e toda a sociedade”, disse. 

Além da Transalvador e da Semob também estiveram presentes no evento representantes da Guarda Municipal de Salvador, da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) e Estadual (PRE-BA), além do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). 

Semana Nacional do Trânsito –A Semana Nacional do Trânsito teve início no domingo (18) e segue até o próximo dia 25, tendo como tema este ano “Por um trânsito mais seguro”. Neste período serão realizadas atividades nas vias das cidades, abordagens educativas, entrega de requalificação viária, seminário e mais uma edição da exposição de itens da Transalvador. 

Durante a semana também é comemorado o Dia do Agente de Trânsito, celebrado em 23 de setembro, quando a Transalvador vai promover uma campanha em homenagem aos servidores que se dedicam à segurança viária na capital baiana. A iniciativa será divulgada em dois mega painéis, nas avenidas Bonocô e Garibaldi, e nas redes sociais do órgão municipal. 

Programação: 

– Quinta a sábado (22 a 24), das 9h às 22h e domingo (25), das 13h às 20h – Exposição Transalvador – Shopping da Bahia. 

– Sexta-feira (23), nos painéis e redes sociais – Dia do Agente de Trânsito. 

– Até sexta-feira (23) – Programa Cidadão no Trânsito – palestras nas escolas.

Criado: 21 Setembro 2022

Skip to content