Frota de ônibus de Salvador terá 500 veículos novos até o final do ano

O prazo para a renovação da frota de ônibus, com mais de 10 anos em operação em Salvador, foi prorrogado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). A medida visa atender às empresas que tiveram dificuldade de adquirir veículos novos no mercado, dada à oferta reduzida. A portaria 211/2013, que altera a data limite estipulada anteriormente para 31 de agosto, foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (3).

Com a mudança, a expectativa é que, até o final deste ano, um total de 500 ônibus novos, o equivalente a 20% da frota, estará em circulação, reduzindo a média de idade dos veículos para cinco anos. Segundo o secretário da Semut, José Carlos Aleluia, a substituição dos veículos, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, será realizada pelos vencedores da licitação para concessão do sistema de transporte da capital baiana.

Após a licitação, ainda de acordo com o secretário, a renovação será acelerada, com estimativa de atingir a média de 3,5 anos de idade dos veículos, em um prazo de três anos. “Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos principais pontos de insatisfação dos passageiros”.

Aleluia completou também que todos os veículos a serem incorporados à frota, após a licitação, serão adaptados para utilização de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuir sistema de ventilação forçada, dando maior conforto aos usuários. Com as medidas, a Semut quer estimular o uso do transporte público na cidade e aliviar o número carros de passeio nas vias. Também com a implantação dos corredores exclusivos, a frota passará a contar com veículos refrigerados nas linhas-tronco.