Fumpres promove encontro com mulheres em alusão ao Outubro Rosa

O Mercado de São Miguel, localizado na Barroquinha, está recebendo uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, voltada para a conscientização e combate ao câncer de mama e de colo do útero. Com o nome de Viva a Vida, uma dessas atividades foi promovida pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), na quarta-feira (27), marcando também a retomada das ações presenciais da instituição, envolvendo servidoras aposentadas e pensionistas do município.

Com apoio do Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ) e em parceria com a Unirb, a ação contou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida de uma roda de conversa. Para Tainá Barros, representante do Fumpres, o evento foi bastante importante para o público da instituição.

“Além da pauta necessária abordada pela campanha do Outubro Rosa, essa edição especial do Encontro Viva Vida marca a retomada desse projeto de forma presencial, e com isso voltaremos a ter um contato mais próximo com os nossos segurados. Nossa ideia é voltar a realizar encontros mensais com eles, proporcionando momentos de interação e lazer e discutindo assuntos relevantes”.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, agradeceu a todos os presentes no encontro. “Espero que mais momentos como este aconteçam e que possamos trabalhar mais a qualidade de vida, pois a saúde da mulher é importante e é o que nos interessa neste Outubro Rosa. É o mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, mês de saúde e é por isso que estamos aqui, com o propósito de falar de saúde e do cuidado”.

Surpresa e alegria – O evento também teve a presença de idosas do Abrigo Dom Pedro I, mantido pela Prefeitura em Piatã. Acolhida há quatro meses após ser resgatada de um trabalho análogo à escravidão no primeiro semestre deste ano, dona Leda Lúcia dos Santos, de 62 anos, foi uma das participantes. “Tá muito bom, para mim foi uma surpresa poder participar aqui hoje e achei demais. Passei dois anos sem fazer exames, mas já estou sendo cuidada e tenho certeza que estou bem”.

Aposentada pelo Fumpres, Maria das Graças Oliveira, de 73 anos, demonstrou alegria e orgulho em participar do retorno dos eventos presenciais do órgão. “O evento está formidável e estávamos precisando para ver se conseguimos reavivar os nossos grupos, estava com saudade, isso nos revigora e eleva a estima”.

Parceria – O evento do Fumpres integra uma programação ainda maior ofertada ao público feminino pela Faculdade Unirb, em parceria com a Prefeitura, em alusão à campanha Outubro Rosa. A programação ocorrerá no mercado municipal até esta sexta-feira (29), sempre das 10h às 15h, com rodas de conversa, palestras, orientações jurídicas e outras atividades.

A vice-reitora da Unirb, Ailda Pereira, considerou importante essa parceria com a administração municipal. “É uma alegria participar de um momento de extrema importância que é a prevenção do câncer. É a nossa primeira vez em uma ação do Outubro Rosa e mobilizamos todos para vir para cá, trouxemos alguns alunos e gostamos de ver a participação das mulheres presentes”, declarou.