Fumpres promove evento em alusão ao Outubro Rosa

Aposentadas e pensionistas do município vão participar, nesta quarta-feira (27), de uma atividade educativa voltada à saúde feminina, com foco na prevenção do câncer de mama e colo do útero. A atividade, promovida pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), será realizada no Mercado São Miguel, situado na Baixa dos Sapateiros, das 10h às 12h.

O encontro terá a presença de 30 participantes e marcará a retomada presencial do projeto Viva a Vida, que tem por objetivo apoiar aposentados e pensionistas, promovendo diálogos, atividades e serviços socioassistenciais, além do fortalecimento de vínculos. A abertura da programação ficará a cargo da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM).

A atividade ocorrerá em parceria com a Faculdade Unirb e as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). Na ocasião, uma fisioterapeuta e uma educadora física vão promover uma série de atividades, para estimular nas mulheres a busca pela qualidade de vida.

Após os exercícios, será realizada uma roda de conversa que irá abordar, entre outras questões, a necessidade de fazer a mamografia, para rastrear o câncer de mama. Serão distribuídos também brindes e materiais educativos.

Valorização – Para a integrante do Fumpres, Tainá Barros, a retomada das atividades presenciais do Viva a Vida contribui no sentimento de pertencimento do público, em relação à cidade. Além disso, a ação reforça o cuidado com a saúde feminina, já que as mulheres são maioria entre os segurados do Fumpres. De acordo com o fundo, a capital baiana possui 12 mil segurados, entre aposentados e pensionistas.

“O público tem uma carência de se sentir parte da estrutura municipal e esta é uma preocupação da Prefeitura. E é justo porque serviram ao município, durante a parte mais ativa das suas vidas. Vejo como o reconhecimento pelo esforço de tantos anos”, destacou Barros.

Saúde em pauta – O evento do Fumpres integra uma ampla programação ofertada ao público feminino, através de parceria entre a Faculdade Unirb e a Prefeitura, em alusão ao Outubro Rosa. A série de ações ocorrerá no Mercado São Miguel até sexta-feira (29), sempre das 10h às 15h, com rodas de conversa, palestras, orientações jurídicas e outras atividades.