Funcionário da Limpurb constrói árvore de Natal sustentável no Calabetão

Quem passa pela Praça Esperança, no Calabetão, encontra uma árvore de Natal diferente, construída com garrafas pet e inspirada pela peça instalada na Praça Municipal pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). O que muita gente não sabe é que a ação foi realizada pelo agente de limpeza do órgão, Nailson Passos, de 29 anos.

Morador do bairro, Passos relata que demorou um mês para produzir o artesanato. Ele contou com a colaboração de comerciantes, eletricistas e soldadores locais para estruturar a peça, que é ornada com luzes pisca-pisca e acesa a partir das 17h30.

“Fui convidado a criar essa árvore pelas Calabeteiras, um grupo de mulheres que desenvolve ações sociais aqui no bairro. Isso porque sou amigo de Gilson Cardoso, o artista plástico que fez a maior árvore de natal com material reciclável do Brasil, na Praça Municipal. Ele me ensinou a técnica e fizemos esta, com 400 garrafas pet e 2 metros de altura”, explica.

Darlene Oliveira, 32 anos, estudante universitária de engenharia elétrica e integrante do coletivo Calabeteiras, informa que a cobrança de uma decoração natalina na praça foi feita em 2018 por Thaís Mendes, agente comunitária que atua no Calabetão. “Foi então que nos mobilizamos para viabilizar a árvore sustentável, inspiradas no projeto da Prefeitura. A primeira delas era menor do que esta e foi feita em 2018. Nos dois anos seguintes, não fizemos, por força da pandemia. Já neste ano, além das contribuições dos artistas e moradores, tivemos o apoio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para recolher as garrafas pet”, comenta.

De acordo com Darlene, a comunidade tem aprovado a iniciativa, tirando fotos junto à decoração. Com o sucesso da iniciativa, o plano das Calabeteiras para o Natal de 2022 é produzir uma árvore natalina sustentável de 5 metros de altura e um presépio no mesmo local.

Samir Nunes, 18 anos, rapper residente do bairro, enalteceu a árvore e a mensagem que ela transmite. “É uma coisa muito bonita, criativa, que traz o clima de Natal para nossa comunidade e alegra as famílias, principalmente as crianças. Além disso, fica o exemplo da reciclagem e do cuidado com nosso meio ambiente. Espero que continue ano que vem”, conclui.