Logo Prefeitura de Salvador

Funcionário da Limpurb constrói árvore de Natal sustentável no Calabetão

Quem passa pela Praça Esperança, no Calabetão, encontra uma árvore de Natal diferente, construída com garrafas pet e inspirada pela peça instalada na Praça Municipal pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). O que muita gente não sabe é que a ação foi realizada pelo agente de limpeza do órgão, Nailson Passos, de 29 anos.

Morador do bairro, Passos relata que demorou um mês para produzir o artesanato. Ele contou com a colaboração de comerciantes, eletricistas e soldadores locais para estruturar a peça, que é ornada com luzes pisca-pisca e acesa a partir das 17h30.  

“Fui convidado a criar essa árvore pelas Calabeteiras, um grupo de mulheres que desenvolve ações sociais aqui no bairro. Isso porque sou amigo de Gilson Cardoso, o artista plástico que fez a maior árvore de natal com material reciclável do Brasil, na Praça Municipal. Ele me ensinou a técnica e fizemos esta, com 400 garrafas pet e 2 metros de altura”, explica.

Darlene Oliveira, 32 anos, estudante universitária de engenharia elétrica e integrante do coletivo Calabeteiras, informa que a cobrança de uma decoração natalina na praça foi feita em 2018 por Thaís Mendes, agente comunitária que atua no Calabetão. “Foi então que nos mobilizamos para viabilizar a árvore sustentável, inspiradas no projeto da Prefeitura. A primeira delas era menor do que esta e foi feita em 2018. Nos dois anos seguintes, não fizemos, por força da pandemia. Já neste ano, além das contribuições dos artistas e moradores, tivemos o apoio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para recolher as garrafas pet”, comenta.

De acordo com Darlene, a comunidade tem aprovado a iniciativa, tirando fotos junto à decoração. Com o sucesso da iniciativa, o plano das Calabeteiras para o Natal de 2022 é produzir uma árvore natalina sustentável de 5 metros de altura e um presépio no mesmo local.

Samir Nunes, 18 anos, rapper residente do bairro, enalteceu a árvore e a mensagem que ela transmite. “É uma coisa muito bonita, criativa, que traz o clima de Natal para nossa comunidade e alegra as famílias, principalmente as crianças. Além disso, fica o exemplo da reciclagem e do cuidado com nosso meio ambiente. Espero que continue ano que vem”, conclui.

Skip to content