Fundação Mário Leal Ferreira tem nova presidente

“A missão de Tânia Scofield é fazer mudanças para que a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) se transforme numa referência de planejamento urbano”, disse o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, ao dar posse à nova presidente da FMLF, Tânia Scofield Almeida, na manhã desta terça-feira (17), na sede do órgão. Segundo o secretário, depois de definir o planejamento estratégico da administração, a meta é planejar o futuro da cidade.

Arquiteta com mestrado em urbanismo pela Ufba, Tânia Scofield estava nos últimos cinco anos prestando consultoria ao governo de Angola. Além de experiência no setor privado, em seu currículo constam atuações na Urbis, Conder e a ocupação do cargo de superintendente de habitação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), nos governos Paulo Souto (2003/2006) e Jaques Wagner (2007).

Tânia substitui o arquiteto Luiz Baqueiro, que vinha presidindo a Fundação. Na sua apresentação aos servidores, ela manifestou empolgação pelo desafio. Natural de Salvador, sentiu-se honrada com a missão de liderar o planejamento da cidade, que, segundo ela, embora seja marcada pelas desigualdades sociais, “é belíssima, com o território margeado pelo Oceano Atlântico, e diferente pela geografia, história e cultura”.

A nova presidente da Fundação Mário Leal Ferreira pretende trabalhar o urbano, compreendendo o conjunto desses elementos que distinguem a capital da Bahia. Seu objetivo é realizar um planejamento que incorpore a ideia de ação, por causa do grande volume de demandas. “Vamos projetar no longo prazo, mas definindo prioridades dentro da estrutura do planejamento”.

Tânia manifestou o desejo de contribuir com o planejamento urbano de uma cidade mais igual, porque “as desigualdades são ruins para todos”. “Ninguém vai às ruas. Ficam fechados entre as grades das residências. Não há espaços públicos seguros à convivência. Mas a perspectiva é de grandes mudanças para a nossa cidade”.