Futuras mães de Pernambués são capacitadas sobre cuidados com o bebê

As futuras mamães do bairro de Pernambués participam, até o dia 5 de dezembro, do 6º Curso de Gestantes do CSU Pernambués, na Rua Thomaz Gonzaga, s/n. A expectativa é reuni-las no período de três meses para desenvolver atividades educativas com palestras e aulas práticas sobre o período gestacional e os cuidados com o recém-nascido. O encontro, iniciado na quinta-feira (22), contou com uma palestra sobre a importância do pré-natal e dos exames laboratoriais.

As aulas do curso acontecem sempre às quintas-feiras e estão integradas às estratégias da Rede Cegonha, denominada em Salvador de Luiza Mahin em homenagem à líder negra na Revolta dos Malês. A rede institui um conjunto de cuidados especiais às futuras mães, com a garantia dos serviços de saúde para esse público e direito de conhecer a maternidade onde irá realizar o parto, além de contribuir para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil na capital baiana.

A programação conta ainda com rodas de conversa sobre doenças e medicamentos na gestação, direitos da gestante, vacinação, orientações posturais e atividades físicas, sinais do trabalho de parto e puerpério. Haverá também cursos a respeito de métodos de preparação da mama para o aleitamento materno, puericultura, teste do pezinho e da orelhinha, além de informações sobre planejamento reprodutivo e depressão pós-parto.

Todas as atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas. As interessadas ainda podem fazer a inscrição através do telefone (71) 3186-9010.