Logo Prefeitura de Salvador

Galeria das Artes reúne peças produzidas por alunos da Fundação Cidade-Mãe

A Fundação Cidade Mãe (FCM) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (21), a Galeria de Artes na sede da instituição, localizada no Engenho Velho de Brotas. O espaço tem como objetivo promover o conhecimento e despertar o interesse da sociedade por criações artísticas, e apresenta obras produzidas pelas crianças, adolescentes e jovens assistidos nos Centros de Convivência Socioassistencial e nas Unidades de Acolhimento Institucional da entidade. 

Através das peças, meninos e meninas expressam perspectivas, dores, emoções e sonhos. Na abertura, as obras foram conferidas pela presidente da FCM, Isabela Argôlo, do chefe de gabinete da Vice-Prefeitura, Francisco Elde, dos secretários da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, e de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, e de representantes de órgãos parceiros. 

Além disso, alunos das escolas municipais Jardim Santo Inácio e Martagão Gesteira visitaram a exposição e assistiram à apresentação “Brincando aqui acolá, não vejo o tempo passar!”. O espetáculo, que mescla teatro e dança, ficou a cargo dos alunos do Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Cristo é Vida, localizado na Chapada do Rio Vermelho. 

A presidente da FCM lembrou que uma das linhas de atuação da instituição é o fomento à arte e cultura. “Nós entendemos que a arte é uma excelente ferramenta de transformação social, onde crianças e adolescentes têm a oportunidade de expressar o seu talento, que muitas vezes eles mesmos não sabem que possuem. A gente costuma dizer que cada pessoa nasce com um brilho especial dentro de si, com potencial, só que às vezes as dificuldades da vida escondem isso. E a arte é uma ferramenta maravilhosa para que a gente coloque isso de volta no lugar certo, mostrando que é possível”, declarou Isabela Argôlo. 

Certificação – Na última terça-feira (19), 15 jovens aprendizes, que participaram do curso de artesão com material reciclável, promovido pela Fundação Cidade Mãe (FCM), através do Centro de Convivência Bariri das Artes, foram certificados. Com a duração de 15 meses, o curso realizou a formação técnica em artesão, com utilização de diversos materiais recicláveis e técnicas, como papietagem, pintura, colagem, fuxico, dentre outras. As peças têm inspiração em jogos e brincadeiras e fazem parte da Galeria das Artes. 

“Eu sempre gostei muito de pintar e foi muito importante pra mim e pra meus colegas, pra nossa autoestima, expor nossos trabalhos. Soubemos assim que fizemos um bom trabalho”, disse uma das alunas, Nathalia Santos. 

O curso oportunizou aos jovens uma possibilidade de profissionalização em artesanato. Eles receberam uma bolsa de jovem aprendiz e tiveram a carteira de trabalho assinada, por uma empresa parceira, durante a formação. 

O estudante Fabrício Souza falou sobre a importância do auxílio para o seu desenvolvimento. “Foi muito importante conseguir um trabalho em meio à pandemia, deu estímulo e segurança. Além disso, é muito bom poder se desenvolver como artista. Aqui nós tivemos contato com vários tipos de arte, como a poesia e o canto, melhorando nossa capacidade de expressão”, avaliou. 

“O programa Jovem Aprendiz vem promovendo transformação na vida de muitos jovens que, muitas vezes, concluem o ensino médio e são lançados no mercado de trabalho, sem nenhuma qualificação, buscando o primeiro emprego. Este programa dá a eles a oportunidade de aprender um ofício, a partir de uma parceria com empresas privadas. Nesta turma, por exemplo, firmamos parceria com duas”, destacou a presidente da FCM.

Skip to content