GCM abre inscrições para projeto Caminhada da Melhor Idade

O projeto Caminhada da Melhor Idade está com inscrições abertas para 50 vagas, destinadas a pessoas a partir de 60 anos, residentes em Salvador. Para participar das atividades, desenvolvidas pela Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev), da Guarda Civil Municipal (GCM), os interessados devem apresentar atestado médico com liberação para prática de atividades físicas e comprovante de vacinação.  A matrícula é realizada na sede da GCM, na Fazenda Grande do Retiro.

O projeto oferece sessões de exercícios físicos em grupo a idosos, às segundas, quartas e sextas, das 8h30min às 9h30min, coordenadas por guardas municipais. Na sede da GCM são realizadas aulas de educação física, palestras, passeios, cafés da manhã, dentre outras atividades. A iniciativa visa melhorar a coordenação motora, percepção de espaço, autoestima e qualidade de vida na terceira idade.

O instrutor e guarda municipal, Matheus Moreira, explicou que o trabalho realizado é de prevenção. “Atuamos com o objetivo de reduzir riscos de ansiedade, depressão e pânico. Existem idosos solitários, que veem esse espaço como uma instituição familiar. Esse ambiente abre um leque de possibilidades e mostra que a terceira idade pode ser uma etapa de vida feliz e saudável”, disse.

Suporte – Durante as aulas, um instrutor de primeiros socorros fica disponível, caso haja necessidade de atendimento de emergência clínica ou traumática para o idoso. Graduada em enfermagem, a guarda municipal Patrícia Santiago explicou as possibilidades de intercorrências. “Alguns idosos estão em situação de comorbidade, então pode acontecer situações de hipotensão, hipoglicemia, desmaios, quedas, entorses, luxação. Por isso, é importante que haja esse suporte”, justificou.

Benefícios – Animada, a dona de casa Agnalda de Jesus, de 70 anos, falou sobre a felicidade de participar do grupo. “Esse projeto é o meu remédio. Depois que passei a fazer as atividades, mudei minha vida. Não sinto dores, nem solidão. Desde 2020 participo das aulas e, de lá para cá, fiz amizades, passeios, dou risada, é uma satisfação”, contou agradecida.

A mais experiente da turma, Maria Tavares, 88 anos, destacou os benefícios do projeto. “É tudo para mim. Além de cuidar da minha saúde, me divirto e me sinto extremamente feliz. Estou ativa, útil, forte e chego em casa animada para realizar outras atividades. Esse espaço me proporciona uma energia vital. Vou estar aqui até o último dia da minha vida”, assegurou.