GCM promove encontro terapêutico para agentes pais de crianças com deficiência

A Guarda Civil Municipal (GCM) está promovendo, na sede do órgão (San Martin) encontros terapêuticos para orientar pais e mães que têm filhos com deficiência. A iniciativa, voltada exclusivamente para os guardas, foi articulada através de uma demanda do Núcleo Psicossocial (Nups) da instituição, que identificou a necessidade de orientar os agentes que possuem questões relacionadas à saúde das crianças.

O chefe do Centro de Valorização da GCM, Roberto Filho, destacou que o encontro tem como objetivo trabalhar a escuta dos agentes, bem como dos seus filhos que possuem algum tipo de deficiência. “Entendemos que as dificuldades enfrentadas no momento em família acabam por influenciar o laborar do servidor, sendo importante o nosso apoio para ajudar nessa questão. Esse encontro serve para ouvir e, a partir daí, avaliar de que forma podemos ajudar nosso pessoal e seus familiares”, frisou, lembrando que Núcleo Psicossocial (Nups) oferece atendimento em três áreas fundamentais no processo: psicologia, psiquiatria e assistência social.

A psicóloga e Guarda Municipal, Ângela Oliveira, afirmou que a ideia do encontro surgiu de um desejo antigo dela, a partir de um interesse pessoal. Mãe de um filho com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ela percebeu que era necessário ter uma rede de apoio consistente, com a participação dos pais. “Existe uma demanda grande na instituição de pais que têm dificuldades de lidar com uma criança com deficiência, com os colegas e familiares. É um momento importante de troca de experiência entre eles”.

A GCM Suedlove Duarte, que também é assistente social, acredita ser de suma importância, cada vez mais, promover ações deste tipo. Ela descobriu, durante a gestação da filha Marina, hoje com seis meses, que a bebê tinha Síndrome de Down. No começo, ela conta que não foi fácil reagir à notícia. “Muda a carreira profissional, a vida das pessoas em relação a você. A Síndrome de Down é uma característica, não é uma doença. Hoje, acompanho a minha filha em todas as necessidades, e o desenvolvimento dela está bem próximo do normal. Somos aqui apoio e rede um do outro, trocando experiências, vivências, fazendo parcerias. Parabenizo a guarda pelo acolhimento, porque vai ser muito importante”.

Escuta – O Nups é uma extensão de atividades já desempenhadas na sede da GCM, na Avenida San Martin. Trata-se de um espaço físico que funciona na Lagoa dos Pássaros, no Stiep, onde o agente é acolhido no momento de necessidade. No local, são realizadas atividades, terapias, programas preventivos na área de saúde mental, palestras, atendimentos psicológicos individuais e em grupos, buscando auxiliar no alívio das tensões e na busca pela qualidade de vida. O serviço conta com uma preparação especial dos coordenadores e supervisores para ter um olhar mais sensível para o psicológico de cada atendido.

Criado: 03 Outubro 2022