Logo Prefeitura de Salvador

Geomanta traz mais tranquilidade à comunidade no Garcia

Motivo de alívio para a comunidade da Rua Padre Domingos de Brito, no bairro do Garcia, uma geomanta cobrindo uma encosta de 1.313 m² passa a garantir a segurança e o sono de pelo menos 243 famílias na localidade. A proteção, que recebeu investimento de R$257 mil, foi inaugurada nesta sexta-feira (26), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de lideranças locais e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. 

Ainda durante a cerimônia, o prefeito anunciou o início de diversas intervenções na capital baiana, a exemplo da proteção da encosta do Viaduto dos Reis Católicos, e todo o entorno, com investimento de cerca de R$4 milhões. Além disso, será criado um novo acesso para a Avenida Garibaldi, a partir de uma alça de viaduto. 

Além das ações de mobilidade e de proteção, o prefeito anunciou ainda a requalificação de mais 100 casas pelo programa Morar Melhor. “Salvador segue mudando, se transformando. Estamos trazendo mais obras de proteção de encostas e de mobilidade, além de mais unidades do Morar Melhor. Tudo isso construído com o dinheiro da população”, afirmou Bruno Reis. 

Para o soldador José Carlos Santos, de 57 anos, que trabalha em frente à geomanta, o novo equipamento chega em benefício da população, que vivia assustada sob o risco de deslizamentos constantes. “Era uma situação de calamidade, quando chovia. Havia muito mato, lixo e ratos. Com a instalação da proteção, a melhoria foi significativa. Em várias oportunidades presenciei deslizamentos, bichos passando a céu aberto e a ocorrência de crimes devido ao ambiente que existia aqui. Agora a expectativa é a melhor possível”.

O titular da Codesal ressaltou os esforços da Prefeitura em identificar e corrigir problemas históricos de Salvador. “As mudanças climáticas são responsáveis por trazer grandes problemas para a população, mas precisamos sempre nos adequar. Estamos intensificando esse programa de geomantas e já ultrapassamos o número de 230 unidades instaladas desde 2016. Salvador tem uma topografia muito complexa, mas completamos dois anos sem vítimas fatais, graças a um trabalho conjunto da Prefeitura de Salvador”, frisou Macêdo.

Criado: 26 Agosto 2022

Skip to content